Avançar para o conteúdo principal

Escola de Judo Ana Hormigo distinguida com o prémio BPI Capacitar 2014

            A Escola de Judo Ana Hormigo, através do seu projeto de responsabilidade social “Judo para Todos” foi uma das entidades distinguidas com o Prémio BPI Capacitar 2014 conhecidas no passado dia 3 de Dezembro em Lisboa, data em que se assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A Cerimónia da 5ª Edição BPI Capacitar decorreu no Centro Cultural de Belém onde foram distinguidas as 25 melhores candidaturas entre 264 analisadas, premiando com rigor e exigência diversas entidades a nível nacional.

Dr. José Pena Amaral, membro da Comissão Executiva do BPI, reforçou a importância desta iniciativa como sendo um dos prémios mais relevantes em Portugal. Referiu ainda que “só foi possível apoiar menos de 10% das candidaturas, beneficiando ainda assim 3000 pessoas portadoras de deficiência ou com incapacidade permanente”. Também António Seruca Salgado, Presidente do Júri, felicitou as entidades premiadas pelo papel preponderante destas instituições na sociedade portuguesa para que a sociedade funcione em harmonia e coesão.




O Projeto “Judo para todos – Incluir, Igualar e Aperfeiçoar” baseia-se em 3 conceitos que visam a melhoria da qualidade de vida e a Inclusão social. Pretende-se com este projeto Incluir Crianças, Jovens e Adultos  com diversas deficiências (intelectual, motora, auditiva e/ou visual); Igualar a oferta de oportunidades desportivas, não excluindo as pessoas pela suas limitações; e Aperfeiçoar não só as capacidades psicomotoras como também a relação interpessoal, o autocontrolo e a autoestima  desta população.
O prémio atribuído destina-se a equipar e melhorar as condições de treino através da aquisição de material didático, tapetes e fatos de judo, bem como apoiar as atividades e ações que promovem a inclusão social.
A Escola de Judo Ana Hormigo, através da parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental - APPACDM de Castelo Branco, já arrancou no início deste ano com o projeto “Judo para Todos” através da inclusão de 20 pessoas dessa instituição. Ana Hormigo salienta a importância do papel do Judo com este tipo de população, lembrando que esta é uma modalidade com princípios e com um código moral inigualáveis que podem e devem ser transpostos para além do Tatami (tapete): “Não aprendemos apenas a derrubar e a vencer o adversário, também aprendemos a derrubar barreiras e a vencer limitações no dia-a-dia,  aprendemos a cair e a levantar inúmeras vezes, não só no tapete mas também na vida”.
No próximo dia 14 de Dezembro 2014 irá realizar-se em Alcains a primeira atividade deste projeto com o Apoio do BPI capacitar 2014  designada por “I Open de Judo Adaptado”. A estreia desta atividade inclui-se na 7ª edição do Torneio Convívio de Natal da Escola de Judo Ana Hormigo que iniciará pelas 9:30h no Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas de Alcains e São Vicente da Beira, prologando-se por todo o dia.
Este prémio do BPI, o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco e de outras instituições públicas e privadas têm permitido um trabalho contínuo e reconhecido desta associação com os cerca de 400 associados e respetivas famílias.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adriana Torres em Berlim na Taça da Europa e Estágio Internacional de Juniores

A judoca Adriana Torres competiu no passado sábado, ao serviço da Seleção Nacional Júnior, na Taça da Europa que se realizou na Alemanha. Esta competição para Sub 21, decorreu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Berlim, com a participação de 288 atletas de 29 países.  A albicastrense integrou a seleção júnior da Federação Portuguesa de Judo que apenas convocou 3 raparigas e 8 rapazes.  A judoca de Castelo Branco entrou em ação logo no sábado, dia 29 de julho, frente à inglesa Olivia Delahunty na fase das eliminatórias. Apesar de já conhecer esta adversária do Campeonato da Europa do ano passado, acabou por ceder e não conseguir seguir em frente na competição. De salientar que Adriana Torres, 1º ano dos 3 anos do escalão júnior, já garantiu os mínimos de participação no Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Haia (Holanda) em setembro e no Campeonato do Mundo de Juniores que vai decorrer em Lisboa, em outubro.   A atleta ficou, até dia 2 de agosto, em Berlim

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Adriana Torres convocada para o Campeonato do Mundo Juniores

A judoca albicastrense Adriana Torres da Escola de Judo Ana Hormigo, foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para integrar a equipa que irá participar no Campeonato do Mundo de Juniores (sub 21) 2023 que se realizará em Ovidelas de 4 a 8 de outubro. Adriana Torres, primeiro ano do escalão júnior, entrará em ação, no Campeonato do Mundo Júnior, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, esta 5ª Feira dia 5 de outubro, por volta das 10 horas da manhã. Apesar de não ter sido selecionada para o Campeonato das Europa de Juniores que se realizou o mês passado, foi agora selecionada para o Campeonato do Mundo Júnior em Portugal, na sua categoria de peso -63 kg. A judoca de Castelo Branco, vice-campeã nacional de juniores 2023, mereceu a confiança do selecionador nacional após ter obtido a medalha de prata na Super Copa de Espanha Júnior Memorial Ojeda, em Las Palmas, que se realizou em Espanha, no passado dia 23 de setembro. A atleta conhecerá o sorteio e a adversária que encontrará,