Avançar para o conteúdo principal

Matilde Gonçalves e Adriana Torres de Ouro no Campeonato Nacional de Juvenis 2019 5 medalhas no Campeonato Nacional de Judo



 







A Escola de Judo Ana Hormigo alcançou no passado fim-de-semana mais uma mão cheia de medalhas, desta vez no Campeonato Nacional sub 15 Juvenis, fechando assim a época 2018/2019 com mais duas medalhas de ouro e três de bronze.

Nesta edição que se realizou no Pavilhão Mário Mexia em Coimbra no dia 8 de junho, damos destaque à atleta Adriana Torres que participou na categoria de -70 kg e que se sagrou bicampeã nacional neste escalão de formação. Depois de ter realizado uma época desportiva repleta de sucessos com a conquista do ouro em todas as competições onde participou em Portugal, Espanha e até França, Adriana Torres finaliza a época com o 1º lugar no Campeonato Nacional de Juvenis. Adriana venceu todos os seus combates realizados pela pontuação máxima, realizando uma competição de elevado nível e revalidando o título de Campeã Nacional na categoria -70 kg.

A judoca de Alcains, Matilde Gonçalves, participou na categoria de -36 kg e também se sagrou Campeã Nacional de Juvenis 2019. Matilde demonstrou mais uma vez a sua superioridade na sua categoria de peso e escalão, vencendo todos os seus combates e melhorando o resultado de 2018 em que se tinha sagrado vice-campeã nacional.

O destaque desta jovem equipa não fica por aqui, pois ainda foram alcançadas mais três medalhas, desta vez 3 medalhas de bronzes alcançados pelos atletas Joana Carvalhinho nos -52 kg, Rui Anjos nos -55 kg e Duarte Rosa nos +81 kg.

Rui Anjos a participar na categoria de peso mais participada da competição -55 kg, com a presença de 53 atletas, realizou 7 combates ao longo do dia de competição. Após 2 vitórias consecutivas, o judoca também de Alcains acabou por ceder nas quartas-de-final num combate que teve um prolongamento de mais de 6 minutos após os 3 minutos regulamentares. Relegado para as repescagens Rui teve uma prestação irrepreensível, vencendo mais 4 combates para garantir a medalha de bronze.

Joana Carvalhinho também garantiu a medalha de bronze na categoria -52 kg. A vice-campeã nacional 2018 iniciou a competição com uma derrota, no entanto superou-se nas repescagens vencendo depois todas as suas adversárias com uma excelente prestação.

Duarte Rosa, um estreante em campeonatos nacionais colocou toda a sua dedicação e ambição em prova, alcançando também a medalha de bronze na categoria + 81 kg.

O judoca Rafael Costa esteve também em grande evidência ao realizar 6 combates e disputar a medalha de bronze na categoria -46 Kg. Rafael conseguiu vencer 4 combates, cedendo em apenas dois combates, o último que lhe podia garantir a medalha. Garantiu assim um brilhante 5° lugar.

Mário Serrano na categoria -42 Kg e Francisco Duarte na categoria -46 Kg ainda alcançaram uma vitória cada um, Matilde Falcão na categoria -52 Kg e Miguel Lopes na categoria -42 kg completaram a comitiva da Escola de Judo Ana Hormigo apresentando bons indicadores para o futuro. Importante referir que Francisco Duarte pertence ao núcleo de São Vicente da Beira e Miguel Lopes ao núcleo do Ladoeiro, dois núcleos que se estrearam em Campeonatos Nacionais da modalidade.

Depois de na edição 2018 o emblema da olímpica Ana Hormigo alcançar 7 medalhas no Campeonato Nacional sub 15 (juvenis), nesta edição 2019 volta a casa com mais 5 medalhas, classificando-se pelo segundo ano consecutivo no 2º lugar da geral só ultrapassado pelo Sport Lisboa e Benfica. O excelente trabalho desenvolvido pela Escola de Judo Ana Hormigo, quer nos escalões de competição quer nos escalões de formação em que todos os anos se destacam novos atletas e jovens promissores da região do interior do nosso país. Abel Louro, João Serrasqueiro e José Duarte foram os treinadores que lideraram esta equipa, Ana Hormigo também esteve presente na qualidade de selecionadora Nacional sénior feminina.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adriana Torres em Berlim na Taça da Europa e Estágio Internacional de Juniores

A judoca Adriana Torres competiu no passado sábado, ao serviço da Seleção Nacional Júnior, na Taça da Europa que se realizou na Alemanha. Esta competição para Sub 21, decorreu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Berlim, com a participação de 288 atletas de 29 países.  A albicastrense integrou a seleção júnior da Federação Portuguesa de Judo que apenas convocou 3 raparigas e 8 rapazes.  A judoca de Castelo Branco entrou em ação logo no sábado, dia 29 de julho, frente à inglesa Olivia Delahunty na fase das eliminatórias. Apesar de já conhecer esta adversária do Campeonato da Europa do ano passado, acabou por ceder e não conseguir seguir em frente na competição. De salientar que Adriana Torres, 1º ano dos 3 anos do escalão júnior, já garantiu os mínimos de participação no Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Haia (Holanda) em setembro e no Campeonato do Mundo de Juniores que vai decorrer em Lisboa, em outubro.   A atleta ficou, até dia 2 de agosto, em Berlim

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Adriana Torres convocada para o Campeonato do Mundo Juniores

A judoca albicastrense Adriana Torres da Escola de Judo Ana Hormigo, foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para integrar a equipa que irá participar no Campeonato do Mundo de Juniores (sub 21) 2023 que se realizará em Ovidelas de 4 a 8 de outubro. Adriana Torres, primeiro ano do escalão júnior, entrará em ação, no Campeonato do Mundo Júnior, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, esta 5ª Feira dia 5 de outubro, por volta das 10 horas da manhã. Apesar de não ter sido selecionada para o Campeonato das Europa de Juniores que se realizou o mês passado, foi agora selecionada para o Campeonato do Mundo Júnior em Portugal, na sua categoria de peso -63 kg. A judoca de Castelo Branco, vice-campeã nacional de juniores 2023, mereceu a confiança do selecionador nacional após ter obtido a medalha de prata na Super Copa de Espanha Júnior Memorial Ojeda, em Las Palmas, que se realizou em Espanha, no passado dia 23 de setembro. A atleta conhecerá o sorteio e a adversária que encontrará,