Avançar para o conteúdo principal

Família Judoca reúne 130 pessoas na Gala do 10.º Aniversário da Escola de Judo Ana Hormigo


Família Judoca reúne 130 pessoas na Gala do 10.º Aniversário da Escola de Judo Ana Hormigo

Associação anuncia o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social
No passado dia 21 de abril, a Escola de Judo Ana Hormigo comemorou o seu 10.º Aniversário, organizando um Jantar de Gala para a sua grande família judoca numa unidade hoteleira da cidade de Castelo Branco. Estiveram presentes cerca de 130 atletas, encarregados de educação e amigos, assim como entidades convidadas, presidentes, diretores e representantes de instituições públicas e privadas de todo o concelho e ainda a nível nacional.

A Gala contou com a prestigiada presença na mesa de honra do Presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Lourenço, Presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge  Fernandes,  Presidente da Junta de Freguesia de São Vicente da Beira, Vítor Louro, Presidente da APPACDM de Castelo Branco, Lurdes Pombo, o Diretor da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, João Serrano, a Diretora do Jardim Escola João de Deus de Castelo Branco, Teresa Romãozinho, Presidente da Direção da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, Abel Louro e a Presidente da Associação aniversariante, Ana Hormigo.

A noite deu início com uma pequena demonstração de judo e uma apresentação da primeira década de história, ressalvando os momentos altos e resultados desportivos de excelência alcançados pelos atletas. Foi ainda recordado quando tudo começou desde a inauguração da Sala de Judo António Matias, em abril do ano de 2008, no Bairro da Carapalha em Castelo Branco, por iniciativa dos treinadores Ana Hormigo e Abel Louro. Não foi esquecido o Jardim Escola João de Deus, primeira instituição onde Ana Hormigo e Abel Louro deram os primeiros passos como treinadores em 2004.

Durante a respetiva Gala de comemoração proporcionou-se momentos nostálgicos, reconhecendo também os 16 atletas que conquistaram os títulos de Campeões Nacionais do projeto da Escola de Judo Ana Hormigo, respetivamente, Mariana Milheiro, Abel Louro, Francisca Ferro Jorge, Diogo Côrte, Ana Hormigo, Beatriz Milheiro, Carolina Gonçalves, Inês Ascenção, Maria Inês Rosário, Bárbara Carriço, Bruno Gonçalves, Noel Gonçalves, António Jorge, Anabela Antunes, Nuno Belo e ainda Ricardo Louro. Um dos momentos altos da noite foi a homenagem ao judoca Ricardo Louro, o primeiro atleta masculino medalhado em campeonatos nacionais, da história do distrito e o mais medalhado em competições nacionais. O prémio foi entregue pelo Exmo. Sr. Dr. Luís Correia - Presidente da Câmara de Castelo Branco, aos seus avós, Joaquim Almeida e Silvina Almeida.

O Presidente da Federação Portuguesa de Judo entregou o Prémio Atleta Excelência à judoca Ana Hormigo pela prestação, dedicação, resultados nacionais e internacionais alcançados e o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal entregou o Prémio Atleta Excelência ao judoca Diogo Côrte pelos 2 títulos europeus alcançados em representação da Escola de Judo Ana Hormigo.

Outro momento emotivo da noite foi a entrega, a título póstumo, do prémio “Encarregado de Educação Excelência” ao pai Ernesto Milheiro pelo empenho, dedicação e excelente contributo voluntário na constituição, criação e crescimento da Escola de Judo Ana Hormigo. O prémio foi recebido pelas suas filhas, Mariana Milheiro e Beatriz Milheiro.

A Escola de Judo Ana Hormigo entregou ainda os Prémios de Reconhecimento, Mérito e Parceria pela colaboração, contributo e confiança, a diversas entidades, nomeadamente: Instituto Português do Desporto e da Juventude, Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal, Federação Portuguesa de Judo, Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco, Junta de Freguesia de São Vicente da Beira, Junta de Freguesia de Louriçal do Campo, União de Freguesias do Ninho do Açor e Sobral do Campo, Junta de Freguesia do Ladoeiro, Special Olympics Portugal, ANDDI - Associação Nacional de Desporto Para a Deficiência Intelectual, APPACDM de Castelo Branco, Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Jardim Escola João de Deus de Castelo Branco, Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota, Jardim de Infância “O Pimpão”, Jardim de Infância “Era Uma Vez”, Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, Associação de Paintball de Castelo Branco Relâmpagos, Agrupamento de Escoteiros Portugueses Grupo 170 de São Vicente da Beira, Lar de Jovens de Castelo Branco, Tori Sport Material Desportivo, e em especial à Associação de Pais da Escola de Judo Ana Hormigo.

Ainda antes do Bolo de aniversário foi anunciado a atribuição do estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social atribuído à Associação Escola de Judo Ana Hormigo no corrente mês, pela sua capacidade de respostas sociais, nomeadamente na inclusão de pessoas com deficiência e no combate à exclusão social através da prática do Judo.

A animação da noite esteve ao encargo da Banda 3, com os músicos Carlos Veríssimo e José Paulo e dos 2 apresentadores judocas Beatriz Riscado e Miguel Raposo.
































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adriana Torres em Berlim na Taça da Europa e Estágio Internacional de Juniores

A judoca Adriana Torres competiu no passado sábado, ao serviço da Seleção Nacional Júnior, na Taça da Europa que se realizou na Alemanha. Esta competição para Sub 21, decorreu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Berlim, com a participação de 288 atletas de 29 países.  A albicastrense integrou a seleção júnior da Federação Portuguesa de Judo que apenas convocou 3 raparigas e 8 rapazes.  A judoca de Castelo Branco entrou em ação logo no sábado, dia 29 de julho, frente à inglesa Olivia Delahunty na fase das eliminatórias. Apesar de já conhecer esta adversária do Campeonato da Europa do ano passado, acabou por ceder e não conseguir seguir em frente na competição. De salientar que Adriana Torres, 1º ano dos 3 anos do escalão júnior, já garantiu os mínimos de participação no Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Haia (Holanda) em setembro e no Campeonato do Mundo de Juniores que vai decorrer em Lisboa, em outubro.   A atleta ficou, até dia 2 de agosto, em Berlim

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Adriana Torres convocada para o Campeonato do Mundo Juniores

A judoca albicastrense Adriana Torres da Escola de Judo Ana Hormigo, foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para integrar a equipa que irá participar no Campeonato do Mundo de Juniores (sub 21) 2023 que se realizará em Ovidelas de 4 a 8 de outubro. Adriana Torres, primeiro ano do escalão júnior, entrará em ação, no Campeonato do Mundo Júnior, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, esta 5ª Feira dia 5 de outubro, por volta das 10 horas da manhã. Apesar de não ter sido selecionada para o Campeonato das Europa de Juniores que se realizou o mês passado, foi agora selecionada para o Campeonato do Mundo Júnior em Portugal, na sua categoria de peso -63 kg. A judoca de Castelo Branco, vice-campeã nacional de juniores 2023, mereceu a confiança do selecionador nacional após ter obtido a medalha de prata na Super Copa de Espanha Júnior Memorial Ojeda, em Las Palmas, que se realizou em Espanha, no passado dia 23 de setembro. A atleta conhecerá o sorteio e a adversária que encontrará,