Avançar para o conteúdo principal

Escola de Judo Ana Hormigo no Congresso Europeu



            A Escola de Judo Ana Hormigo, representada por Abel Louro e Teresa Preta, esteve presente nos dias 24 e 25 de novembro no Congresso Europeu de Inclusão Social Através do Judo e Outros Desportos que teve lugar no Auditório Agostinho da Silva na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa.
Este congresso, organizado pela Federação Portuguesa de Judo e pela União Europeia de Judo em parceria com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, teve como objetivo dar a conhecer projetos sociais europeus que utilizam como ferramenta de inclusão social, modalidades desportivas como o judo, o rugby e o futebol.     
O congresso contou com a presença de oradores de vários países da europa, que apresentaram os seus programas socias de inclusão, bem como várias instituições portuguesas que também dinamizam e promovem projetos sociais e de inclusão no nosso território.
Atendendo à dificuldade de integração de grupos sociais desfavorecidos, nomeadamente crianças e jovens de diferentes origens sociais ou étnicas, toxicodependentes, invisuais, entre outros, os oradores deram a conhecer o funcionamento, a estrutura e os resultados obtidos nos diversos projetos desenvolvidos no âmbito desportivo onde essas diferenças conseguem ser minimizadas.
Assim, da União Europeia de Judo e em sua representação estiveram presentes Franco Capelletti, Benedicte Rouby e Nuno Delgado. De Portugal participaram Salomé Marivoet, Inês de Almeida, Luísa Caldeira, Eduarda Correia, Humberto Santos, Manuel Costa e Oliveira, Fernando Seabra e Jerónimo Ferreira. De Espanha esteve presente Vicente Carratalá Deval de Itália Gianni Maddaloni, de França Frédérique Jossinet, da Suécia Erik Vesterlund e da Holanda Ziggy Tabacznik.
É de referir que a Escola de Judo Ana Hormigo (EJAH) desde o início da sua atividade possui uma componente social onde sinaliza crianças e jovens com dificuldade de integração ou ameaçadas de exclusão permitindo-lhes a vivência e novas experiências numa modalidade tão atrativa como é o judo.
Neste sentido a EJAH proporciona a estas crianças e jovens a igualdade de oportunidades no acesso à prática do judo, permitindo-lhes potenciar não só as suas capacidades físicas como também psicológicas. O espírito de fair-play, o trabalho em equipa, o auto-controlo, o cumprimento de regras, o respeito pelo outro e essencialmente a amizade são princípios presentes deste projeto. Já estabelecemos diversas parcerias com entidades no nosso distrito em que oferecemos blocos de aulas de judo que funcionam inseridos em escolas, nomeadamente no Projeto+ do Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, ou em que os jovens podem frequentar as aulas no clube sem qualquer custo para os praticantes, nomeadamente o Lar de Jovens e Crianças da Segurança Social de Castelo Branco, refere Abel Louro.
Estão ainda previstos no futuro diversos protocolos com instituições de cariz social, de forma possibilitar a prática desportiva do judo a crianças e jovens socialmente discriminados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Open de Juvenis - Dia do Judo da Freguesia de Castelo Branco

 No dia 2 de junho de manhã, decorreu no Pavilhão Municipal de Castelo Branco, o Open de Juvenis (sub 15) comemorativo do Dia do Judo da Freguesia de Castelo Branco. Estiveram presentes vários clubes de Portugal e Espanha, contando com um competição com cerca de 70 atletas de 10 clubes. Da Escola de Judo Ana Hormigo, participaram 4 atletas acompanhados pelo treinador André Hormigo.  Alexandre Silva na categoria - 38 kg classificou-se em 2º lugar, cedendo apenas num combate. Na mesma categoria participou ainda Rodrigo Ribeiro que se classificou em 3º lugar. Giovana Aznar na Categoria - 63 kg alcançou a medalha de bronze, saindo em 2º lugar da sua poule para encontrar uma atleta de Espanha na meia-final. Na Categoria - 55 kg competiu Rodrigo Dias, alcançando também a medalha de bronze. As medalhas foram entregues por José Bernardino, Tesoureiro da Junta de Freguesia de Castelo Branco.

Parceria entre Escola de Judo Ana Hormigo e Cruz Vermelha de Castelo Branco promove Ação de Primeiros Socorros

  No domingo, 12 de maio, a Escola de Judo Ana Hormigo em parceria com a Cruz Vermelha, Delegação de Castelo Branco, promoveu uma ação de formação dedicada às Noções Básicas de Primeiros Socorros.           A ação decorreu durante todo o dia com a participação de 18 atletas e treinadores provenientes de Castelo Branco, Coimbra e Tomar.           O formador Paulo Roque, responsável por esta ação teórica e prática, proporcionou uma experiência enriquecedora, promovendo boas práticas na prestação de auxílio às vítimas, ensinando conteúdos básicos de primeiros socorros essenciais em diversos casos de acidente.           A iniciativa enquadrada no plano de atividades da Escola de Judo Ana Hormigo, visou essencialmente capacitar os formandos a agir rapidamente perante situações adversas. Esta ação foi ainda ao encontro da responsabilidade social d...

Torneio Infantil Aniversário da ADJCB 2024

A Associação Distrital de Judo de Castelo Branco organizou no período da tarde do passado domingo, 2 de junho, o Torneio Infantil - Aniversário da ADJCB.  Direcionado a crianças a partir dos 6 anos de idade aos 12 anos, o Pavilhão Municipal da cidade, encheu-se com mais de uma centena de judocas, oriundos de vários pontos do país e do país vizinho, Espanha. Do nosso clube participaram 18 atletas,  conquistando na geral o troféu de 2º lugar por equipas, apenas atrás do Atlético Clube Fundanense. Estiveram envolvidos no sucesso deste evento, atletas, árbitros, treinadores, dirigentes e pais da Escola de Judo Ana Hormigo de forma a proporcionar aos pequenos judocas um dia de judo competitivo e divertido. Na entrega de medalhas esteve presente o Exmo. Sr. professor José Pires, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco.