Avançar para o conteúdo principal

Escola de Judo Ana Hormigo no Congresso Europeu



            A Escola de Judo Ana Hormigo, representada por Abel Louro e Teresa Preta, esteve presente nos dias 24 e 25 de novembro no Congresso Europeu de Inclusão Social Através do Judo e Outros Desportos que teve lugar no Auditório Agostinho da Silva na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa.
Este congresso, organizado pela Federação Portuguesa de Judo e pela União Europeia de Judo em parceria com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, teve como objetivo dar a conhecer projetos sociais europeus que utilizam como ferramenta de inclusão social, modalidades desportivas como o judo, o rugby e o futebol.     
O congresso contou com a presença de oradores de vários países da europa, que apresentaram os seus programas socias de inclusão, bem como várias instituições portuguesas que também dinamizam e promovem projetos sociais e de inclusão no nosso território.
Atendendo à dificuldade de integração de grupos sociais desfavorecidos, nomeadamente crianças e jovens de diferentes origens sociais ou étnicas, toxicodependentes, invisuais, entre outros, os oradores deram a conhecer o funcionamento, a estrutura e os resultados obtidos nos diversos projetos desenvolvidos no âmbito desportivo onde essas diferenças conseguem ser minimizadas.
Assim, da União Europeia de Judo e em sua representação estiveram presentes Franco Capelletti, Benedicte Rouby e Nuno Delgado. De Portugal participaram Salomé Marivoet, Inês de Almeida, Luísa Caldeira, Eduarda Correia, Humberto Santos, Manuel Costa e Oliveira, Fernando Seabra e Jerónimo Ferreira. De Espanha esteve presente Vicente Carratalá Deval de Itália Gianni Maddaloni, de França Frédérique Jossinet, da Suécia Erik Vesterlund e da Holanda Ziggy Tabacznik.
É de referir que a Escola de Judo Ana Hormigo (EJAH) desde o início da sua atividade possui uma componente social onde sinaliza crianças e jovens com dificuldade de integração ou ameaçadas de exclusão permitindo-lhes a vivência e novas experiências numa modalidade tão atrativa como é o judo.
Neste sentido a EJAH proporciona a estas crianças e jovens a igualdade de oportunidades no acesso à prática do judo, permitindo-lhes potenciar não só as suas capacidades físicas como também psicológicas. O espírito de fair-play, o trabalho em equipa, o auto-controlo, o cumprimento de regras, o respeito pelo outro e essencialmente a amizade são princípios presentes deste projeto. Já estabelecemos diversas parcerias com entidades no nosso distrito em que oferecemos blocos de aulas de judo que funcionam inseridos em escolas, nomeadamente no Projeto+ do Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, ou em que os jovens podem frequentar as aulas no clube sem qualquer custo para os praticantes, nomeadamente o Lar de Jovens e Crianças da Segurança Social de Castelo Branco, refere Abel Louro.
Estão ainda previstos no futuro diversos protocolos com instituições de cariz social, de forma possibilitar a prática desportiva do judo a crianças e jovens socialmente discriminados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adriana Torres em Berlim na Taça da Europa e Estágio Internacional de Juniores

A judoca Adriana Torres competiu no passado sábado, ao serviço da Seleção Nacional Júnior, na Taça da Europa que se realizou na Alemanha. Esta competição para Sub 21, decorreu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Berlim, com a participação de 288 atletas de 29 países.  A albicastrense integrou a seleção júnior da Federação Portuguesa de Judo que apenas convocou 3 raparigas e 8 rapazes.  A judoca de Castelo Branco entrou em ação logo no sábado, dia 29 de julho, frente à inglesa Olivia Delahunty na fase das eliminatórias. Apesar de já conhecer esta adversária do Campeonato da Europa do ano passado, acabou por ceder e não conseguir seguir em frente na competição. De salientar que Adriana Torres, 1º ano dos 3 anos do escalão júnior, já garantiu os mínimos de participação no Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Haia (Holanda) em setembro e no Campeonato do Mundo de Juniores que vai decorrer em Lisboa, em outubro.   A atleta ficou, até dia 2 de agosto, em Berlim

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Adriana Torres convocada para o Campeonato do Mundo Juniores

A judoca albicastrense Adriana Torres da Escola de Judo Ana Hormigo, foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para integrar a equipa que irá participar no Campeonato do Mundo de Juniores (sub 21) 2023 que se realizará em Ovidelas de 4 a 8 de outubro. Adriana Torres, primeiro ano do escalão júnior, entrará em ação, no Campeonato do Mundo Júnior, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, esta 5ª Feira dia 5 de outubro, por volta das 10 horas da manhã. Apesar de não ter sido selecionada para o Campeonato das Europa de Juniores que se realizou o mês passado, foi agora selecionada para o Campeonato do Mundo Júnior em Portugal, na sua categoria de peso -63 kg. A judoca de Castelo Branco, vice-campeã nacional de juniores 2023, mereceu a confiança do selecionador nacional após ter obtido a medalha de prata na Super Copa de Espanha Júnior Memorial Ojeda, em Las Palmas, que se realizou em Espanha, no passado dia 23 de setembro. A atleta conhecerá o sorteio e a adversária que encontrará,