Avançar para o conteúdo principal

3 Campeãs Nacionais, 2 Vice-campeãs e 2 bronzes no Campeonato Nacional de Juvenis



Os judocas Sub15 da Escola de Judo Ana Hormigo fizeram história no passado sábado dia 9 de junho, com a conquista de 7 medalhas no Campeonato Nacional de Judo para atletas juvenis. A prova rainha para os judocas com 13 e 14 anos de idade, decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas, cotando com a participação de cerca de 350 atletas oriundos de 105 clubes. Para além dos títulos individuais, o clube albicastrense da Ex-atleta Olímpica e atual Selecionadora Nacional, conquistou o extraordinário 2.º lugar da classificação geral por clubes.

A equipa juvenil que treina tanto nos núcleos de Castelo Branco como de Alcains já vinham dando bons indicadores durante a presente época desportiva com a conquista de diversas medalhas nos Opens Nacionais e outras competições internacionais nomeadamente em Espanha e França, no entanto esperava-se a habitual competitividade de um Campeonato Nacional. 

Bárbara Carriço na categoria -40 kg, Ângela Carriço na categoria -44 kg e Adriana Torres na categoria -70 kg sagraram-se campeãs nacionais, vencendo todas as suas adversárias nas respetivas de forma irrepreensível. Bárbara revalidou o título nacional do ano transato, tornando-se assim Bi-Campeã Nacional. Em grande destaque esteve também a sua irmã gémea, Ângela, a qual venceu com uma excelente performance a categoria seguinte -44 kg. Num peso mais elevado, a estreante Adriana alcançou a terceira medalha de ouro numa competição bastante disputada, onde a mesma chegou a ceder 1 encontro no grupo e a vencer a mesma adversária na fnal.
A juntar aos ouros, duas medalhas de prata foram conquistadas por Matilde Gonçalves na categoria -36 kg e Joana Carvalhinho na categoria -52 kg, sagrando-se assim vice-campeãs nacionais. Matilde e Joana venceram todas as suas adversárias até à final, apenas cedendo no derradeiro combate que as remeteu para o 2º lugar. 
Mais duas medalhas chegaram através de João Pedro Alves e Rodrigo Barata, desta vez de bronze. Numa das mais representativas categorias, João Pedro disputou os -66 kg, efetuando extraordinários combates, onde venceu o combate da atribuição da medalha com uma pontuação máxima, ippon. Rodrigo Barata na categoria de -73 kg também obteve uma excelente prestação, cedendo apenas 1 combate em toda a competição.
Por pouco Rui Anjos na categoria -46kg não medalhou, obtendo no entanto um honroso 5.º lugar da geral. Na mesma categoria de peso, Alexandre Boyko e Denisa Grecu na categoria -48kg também lutaram com determinação, somando algumas algumas vitórias e dois 7º lugar para o quadro geral. Completou a equipa o estreante Rafael Costa, na categoria de -42 kg, o qual não conseguiu continuar na fase seguinte. 
Relembre-se que na época passada 2017 a Escola de Judo da Ex-olímpica conquistou 5 medalhas no mesmo Campeonato Nacional, colocando assim a fasquia bem alta. No entanto os responsáveis técnicos do único clube representante do Distrito previam um desfecho similiar, reconhecendo muitas capacidades e qualidades desta jovem equipa, a qual conquistou 7 medalhas numa única edição.

Acompanharam a equipa durante a competição os treinadores, Abel Louro, João Serrasqueiro e Mariana Milheiro. Mário Raposo foi delegado em representação da coletividade e ainda estiveram presentes inúmeros pais e amigos que se deslocaram a Odivelas para apoiar de forma incansável e extraordinária toda a equipa do Distrito de Castelo Branco.

Assim, o projeto da Associação Escola de Judo Ana Hormigo, recentemente reconhecida como IPSS e a comemorar uma década de existência, voltou a "dar cartas" sobre o seu trabalho na formação de jovens atletas a nível nacional e internacional. Mais uma vez a Escola de Judo Ana Hormigo demonstrou que no interior também se formam campeões não só no desporto, mas essencialmente no dia-a-dia, formando e incutindo valores fundamentais na educação e desenvolvimento social das crianças e jovens.














Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adriana Torres em Berlim na Taça da Europa e Estágio Internacional de Juniores

A judoca Adriana Torres competiu no passado sábado, ao serviço da Seleção Nacional Júnior, na Taça da Europa que se realizou na Alemanha. Esta competição para Sub 21, decorreu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Berlim, com a participação de 288 atletas de 29 países.  A albicastrense integrou a seleção júnior da Federação Portuguesa de Judo que apenas convocou 3 raparigas e 8 rapazes.  A judoca de Castelo Branco entrou em ação logo no sábado, dia 29 de julho, frente à inglesa Olivia Delahunty na fase das eliminatórias. Apesar de já conhecer esta adversária do Campeonato da Europa do ano passado, acabou por ceder e não conseguir seguir em frente na competição. De salientar que Adriana Torres, 1º ano dos 3 anos do escalão júnior, já garantiu os mínimos de participação no Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Haia (Holanda) em setembro e no Campeonato do Mundo de Juniores que vai decorrer em Lisboa, em outubro.   A atleta ficou, até dia 2 de agosto, em Berlim

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Adriana Torres convocada para o Campeonato do Mundo Juniores

A judoca albicastrense Adriana Torres da Escola de Judo Ana Hormigo, foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para integrar a equipa que irá participar no Campeonato do Mundo de Juniores (sub 21) 2023 que se realizará em Ovidelas de 4 a 8 de outubro. Adriana Torres, primeiro ano do escalão júnior, entrará em ação, no Campeonato do Mundo Júnior, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, esta 5ª Feira dia 5 de outubro, por volta das 10 horas da manhã. Apesar de não ter sido selecionada para o Campeonato das Europa de Juniores que se realizou o mês passado, foi agora selecionada para o Campeonato do Mundo Júnior em Portugal, na sua categoria de peso -63 kg. A judoca de Castelo Branco, vice-campeã nacional de juniores 2023, mereceu a confiança do selecionador nacional após ter obtido a medalha de prata na Super Copa de Espanha Júnior Memorial Ojeda, em Las Palmas, que se realizou em Espanha, no passado dia 23 de setembro. A atleta conhecerá o sorteio e a adversária que encontrará,