Os Campeonatos Nacionais de Veteranos e Juniores de Judo decorreram nos dias 19 e 20 de Fevereiro respectivamente, no pavilhão n.º1 do Estádio Universitário, em Lisboa.
Os judocas da Escola de Judo Ana Hormigo, nomeadamente dos clubes Associação Judo União Albicastrense (AJCUA) e Associação Judo Clube Alcainense (AJCA) estiveram em grande plano, conquistando 3 medalhas: ouro, prata e bronze.
Em destaque esteve a judoca Carolina Gonçalves da AJCUA, último ano neste escalão, ao sagrar-se campeã nacional na categoria -63kg. A atleta teve uma competição bastante disputada, defrontando três campeãs nacionais da edição de 2010. No primeiro combate venceu pela pontuação máxima (ippon) a atleta do Judo Clube de Lisboa, Ana Correia (Campeã Nacional de esperanças 2010 na categoria de -57kg). No segundo combate defrontou a judoca da Sociedade Filarmónica União Agrícola, Carina Gouveia, (C. N. de juniores 2010 na categoria -63kg). Nesse combate, a albicastrense conseguiu pontuar yuko e gerir essa vantagem até ao final do combate. Na meia-final venceu perante a atleta do Judo Clube de Coimbra pela pontuação máxima e na final frente à judoca Ágata Swiatkiewicz do Vitória Futebol Clube (C. N. de esperanças 2010 na categoria -63kg) apenas levou alguns segundos para a derrotar por ippon. Carolina Gonçalves conquistou a medalha de ouro nos -63 kg, somando assim o seu segundo título nacional.
Também em grande destaque esteve Mariana Milheiro ao sagrar-se vice-campeã nacional na categoria -70 kg. A judoca do mesmo clube venceu 3 combates pela pontuação máxima (ippon), cedendo apenas perante a campeã nacional Lina Antunes do Sporting Clube de Portugal que acabou por revalidar o título. A judoca albicastrense, 1º ano de juniores e vice-campeã nacional de cadetes 2010, realizou uma excelente prova, tendo mesmo vencido por ippon a campeã nacional de cadetes do ano anterior.
Participaram também nesta competição os campeões zonais Luís Filipe Marques na categoria -60 kg da AJCUA e José Paulo Duarte na categoria -81 kg da Associação Judo Clube Alcainense.
Luís Marques, também primeiro ano de juniores, apenas cedeu no ponto de ouro, tempo extra para desempate. Segundo o treinador Abel Louro, a equipa de arbitragem não contabilizou alguns ataques que poderiam ter dado a vitória ao albicastrense que defrontou o judoca açoriano.
A representar o clube de Alcains esteve José Duarte que apesar de disputar bem o seu combate frente ao adversário do Lisboa Ginásio Clube, acabou por sair derrotado. É de salientar que esta foi a sua primeira participação num campeonato nacional de judo.
No dia anterior, o treinador Abel Louro, vestiu o judogi (fato de judo) para entrar em competição no Campeonato Nacional de Veteranos. Esta competição para atletas a partir dos 30 anos de idade e sem outras participações nacionais num período de 2 anos tem tido cada vez mais participantes.
Na categoria -90 kg M1 e M2 (judocas dos 30 aos 40 anos) Abel Louro arrecadou a medalha de bronze. Campeão Nacional de Veteranos em 2009 na mesma categoria, Abel Louro tinha como ambição revalidar o título, no entanto no combate de acesso à final, o albicastrense foi claramente prejudicado pela arbitragem que contabilizou um contra-ataque do adversário do Vitória de Setúbal após o apito final do combate. Mesmo assim Abel Louro acabou por conquistar o 3º lugar numa competição onde o espírito de camaradagem predominou.
De salientar ainda a excelente participação do atleta Bruno Torres do Clube de Judo da Universidade da Beira Interior que se classificou num excelente 3º lugar, na categoria de -66 Kg em M2, trazendo a medalha de bronze para a cidade da Covilhã. Ainda da cidade serrana destacar a participação de José Melo, do Clube de Judo Santo António da Covilhã que não obteve classificação realizando bons combates no escalão de + 90 Kg em M5
Os meus Parabéns Abel... é isso mesmo... porrada nessa malta...
ResponderEliminarM/cump
PPires