Diogo Côrte, da Escola de Judo Ana Hormigo fez história ao representar Portugal pela primeira vez no Venray Get Together Tournament 2024, um dos mais prestigiados eventos inclusivos de judo na Europa, organizado pela União Europeia de Judo. Este torneio é um dos quatro torneios internacionais anuais organizados pela organização europeia.
O torneio decorreu nos dias 22
e 23 de novembro, nos Países Baixos, contando com a presença de atletas de 16
países de todo o Mundo. Este evento destaca-se pela integração de judocas com deficiência
motora, deficiência intelectual, autismo e Síndrome de Down.
Diogo Côrte viajou com Maria Ribeiro, atleta do Sporting Clube do Sabugal, ambos representantes da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco. Os dois judocas com Síndrome Down foram os únicos representantes de Portugal nesta estreia internacional, que já ficou marcada por conquistas notáveis.
Este Torneio foi composto por dois tipos de competições, no primeiro dia a competição de Katas e no segundo dia a competição individual.
Na sexta-feira, 22 de novembro, os atletas participaram no divisioning, um processo que agrupou os judocas em divisões baseadas em critérios como velocidade, ação-reação, força e coordenação motora. Nesse mesmo dia, decorreu a competição de Katas (demonstração de técnicas de judo), onde Diogo Côrte assegurou a medalha de bronze no Nage-no-kata (Demonstração de técnicas de projeção).
No sábado, Diogo voltou ao tatami para a competição individual por divisões, nomeadamente na categoria M15 Nível 3 -73 kg. O judoca realizou de forma brilhante cinco combates, sagrando-se vice-campeão da sua categoria.
Os atletas foram acompanhados
pelos treinadores Sofia Côrte (Escola de Judo Ana Hormigo) e David Carreira
(Sporting Clube do Sabugal) que, não só ofereceram apoio técnico durante todo o
evento, como também aproveitaram a oportunidade para trocar ideias e aprofundar
o conhecimento sobre a modalidade e a inclusão de indivíduos com deficiência.
É importante destacar que a comitiva portuguesa participou no torneio a expensas próprias, reforçando o seu compromisso
e paixão pela modalidade.
A estreia de Portugal neste
evento inclusivo organizado pela União Europeia de Judo realça o trabalho desenvolvido pelo clube e respetiva Associação Distrital, os quais promovem a inclusão através de aulas semanais com os seus pares e inclusão dos mesmos nas aulas regulares, de competições, estágios e encontros com atletas do judo adaptado. O sucesso do Diogo Côrte e da Maria Ribeiro inspira a
comunidade desportiva e projeta o Distrito de Castelo Branco como um verdadeiro
exemplo de inclusão pelo desporto.
Comentários
Enviar um comentário