O Campeonato Nacional Universitário de Judo 2024 que decorreu na Nave Multiusos Caixa da Universidade de Aveiro, realizou-se no sábado, 23 de novembro.
Cinco estudantes universitários e atletas da Escola de Judo Ana Hormigo vestiram a camisola das suas universidades para participar na prova rainha do judo universitário, organizado pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Federação Portuguesa de Judo.
Estiveram em grande destaque ao conquistarem no total 3 medalhas, uma de prata com João Pedro Alves e duas de bronze com Miguel Raposos e Denisa Grecu.
João Alves, a representar a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico de Lisboa (AEIST), sagrou-se Vice-campeão Nacional Universitário na categoria de -90 kg, demonstrando grande atitude durante toda a competição. João venceu os adversários da Académica de Coimbra e da sua faculdade (AEIST) até chegar à final. No derradeiro combate frente ao estudante da AEISCTE-IUL, João acabou por desistir devido a lesão contraída durante o combate. Mesmo assim é de enaltecer a conquista da medalha de prata e todo o seu empenho colocado em cada combate.
Na categoria de -81 kg, Miguel
Raposo, estudante da Associação de Estudantes do Instituto Universitário de
Lisboa (AEISCTE-IUL), brilhou ao garantir a medalha de bronze. No primeiro
combate venceu o estudante do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC),
cedendo nas quartas de final frente ao estudante da NOVA. Na repescagem Miguel
venceu o estudante da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e
na disputa do bronze venceu o representante da Associação de Estudantes da
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Denisa Grecu, estudante da Escola
Superior de Educação de Castelo Branco (IPCB), conquistou a medalha de bronze
na categoria de -52 kg ao sair da poule em 2º lugar e conseguir um lugar na
meia-final. Nessa fase encontrou a experiente estudante da AAC e olímpica,
Catarina Costa que viria a vencer a categoria.
Jenovi Afonso (-66 kg) e Luís Domingos (-73 kg) em representação também do Politécnico de Castelo Branco, demonstraram atitude e determinação, no entanto não conseguiram avançar na competição.
Estes resultados refletem a disciplina e a rotina em conciliar a exigência do ensino superior e os treinos após as aulas académicas, sendo uma tarefa bastante desafiante.
Comentários
Enviar um comentário