Ana Hormigo tornou a vencer mais uma medalha em provas internacionais pontuáveis para a qualificação olímpica no passado dia 10 de Novembro. Desta vez, a albicastrense deslocou-se até à Oceania para participar na Taça do Mundo de Apia na ilha de Samoa, e conquistar a medalha de bronze na sua categoria de -48 kg.
Bem distante de Portugal e com uma diferença horária de -10 horas, partiu com o objectivo de conquistar a máxima pontuação possível e colocar-se numa posição mais confortável no ranking olímpico.
No primeiro combate frente à turca Akkus, a quem nunca tinha vencido, Ana conseguiu derrotá-la e passar às meias-finais. Nessa fase a albicastrense não conseguiu superar a atleta da Irlanda que acabou por vencer apenas com a vantagem mínima. Assim, na disputa da medalha de bronze, a judoca de Castelo Branco superou a atleta dos Estados Unidos pela vantagem quase máxima (wazari), subindo ao pódio na 3ª posição e somando mais 40 pontos.
Após regressar a Portugal, Ana Hormigo tornou a fazer as malas para voltar a embarcar para o Grand Prix de Amsterdão (Holanda) onde a pontuação é a dobrar relativamente às Taças do Mundo.
Assim, no dia 19 de Novembro a judoca entrou em acção ficando isenta logo na primeira ronda. Na segunda ronda derrotou a alemã Baschin pela pontuação mínima (yuko) colocando-se nos quartos-de-final. Aí defrontou a campeã olímpica Alina Dumitru, a quem cedeu após cometer um erro, ficando automaticamente num honroso 5º lugar já que nestas competições não existe repescagem.
A Ana estava bastante bem, mas acabou por ser fatal o erro que cometeu. A passagem neste combate seria uma medalha certa e no mínimo 80 pontos, mesmo assim com esta classificação a Ana soma outros 40 pontos, que equivale a um 3º lugar em taças do mundo, afirma o treinador Abel Louro.
A atleta albicastrense confirma, mais uma vez, a boa época desportiva que atravessa. Desde Janeiro, já conquistou quatro medalhas de ouro (duas em Taças da Europa e duas em Taças do Mundo), duas medalhas de bronze, dois 5º lugares e um 9º lugar no Campeonato do Mundo. Mesmo com um ano de atraso na qualificação olímpica, a judoca de Castelo Branco está na 16ª posição do ranking olímpico, havendo provas até Abril de 2012 para garantir um lugar dentro do lote das 14 atletas que se apuram diretamente para os Jogos Olímpicos.
A judoca segue agora para um estágio em Paris durante 2 semanas de forma a atacar novamente o circuito mundial em Janeiro 2012, com vontade e empenho de estar presente nas próximas olimpíadas em representação de Portugal e da sua cidade.
Comentários
Enviar um comentário