Avançar para o conteúdo principal

Sérgio Mendes de Ouro e Guilherme Mateus de Bronze + Diogo Côrte e Paulo Vítor Campeões Nacionais de Síndrome de Down + José Duarte 7º Classificado no Campeonato Nacional de Seniores 2018



Sérgio Mendes de Ouro e Guilherme Mateus de Bronze

Sérgio Mendes é Campeão Nacional de Cegos e Baixa Visão no primeiro campeonato nacional da modalidade realizado no passado dia 10 de novembro de 2018 no Pavilhão Multiusos de Odivelas pela Federação Portuguesa de Judo, no ano em que comemora o seu 59º aniversário escrevendo assim mais umas páginas de história com o sucesso desta grande iniciativa coroando a inclusão e igualdade de oportunidades, está de parabéns o Judo nacional e a respetiva Federação Portuguesa de Judo e seu elenco diretivo.

O atleta albicastrense partia para esta competição com bastante ambição e vontade de vencer, em véspera de participar no Campeonato do Mundo de Cegos e Baixa Visão que se realiza entre os próximos dias 13 e 18 de novembro em Odivelas e a contar para o ranking paralímpico da modalidade. Sérgio Mendes não deixou assim de demonstrar aos responsáveis da modalidade de que é neste momento o atleta em maior momento de forma e classificação para conseguir a tão desejada vaga numas paraolimpíadas, que se realizam em Tokyo no ano de 2020.



O atleta da Escola de Judo Ana Hormigo, participou na categoria de -60 Kg e teve de defrontar o atleta Henrique Sousa da Associação Académica de Coimbra à melhor de três confrontos, não deu qualquer hipótese vencendo por duas vezes pela pontuação máxima (Ippon).

Ainda da Escola de Judo Ana Hormigo, participou o jovem atleta Guilherme Mateus a participar na categoria de -73 Kg alcançando um brilhante 3º lugar da classificação geral e respetiva medalha de bronze. Este jovem atleta de baixa visão realizou uma excelente competição demonstrando muita qualidade competitiva, vontade e ambição em querer vencer, tendo vencido na sua poule um combate pela pontuação máxima (Ippon).



Guilherme Mateus de apenas 17 anos, a competir no escalão sénior, é um iniciante na modalidade tendo ainda pouca experiência competitiva, de referir que entrou e iniciou a modalidade através de contatos com a ACAPO de Castelo Branco, abraçando assim e conhecendo o Projeto de Inclusão da Escola de Judo Ana Hormigo “Judo Para Todos” implementado e desenvolvido pela Escola de Judo Ana Hormigo através de várias parcerias com instituições que em muito ajudam o clube albicastrense, foi assim inclusive o processo do seu colega Sérgio Mendes, que viu no Judo tal como o Guilherme Mateus, uma oportunidade de demonstrar que têm os mesmos direitos e oportunidades que todas as pessoas não portadoras de deficiência. Refira-se que este projeto é apoiado pelo IPDJ através do PNDT 2018.

A Escola de Judo Ana Hormigo continua assim, a dar ao concelho de Castelo Branco a devida visibilidade e reconhecimento com a conquista de mais um campeão nacional e de que no interior também se fazem campeões, bem como se preparam pessoas para a vida.

É importante referir que a Escola de Judo Ana Hormigo recentemente reconhecida como IPSS continua a realizar o seu trabalho de escola de campeões, mas não descurando ou deixando de lado a inclusão e apoio a pessoas com mais necessidades, pessoas e crianças portadoras de deficiência, jovens e crianças em risco de exclusão, bem como pessoas em idade sénior, são todos os dias apoiadas e ajudadas por este clube desportivo do interior do nosso país.

Diogo Côrte e Paulo Vítor Campeões Nacionais de Síndrome de Down


No dia 11 de novembro a Escola de Judo Ana Hormigo consegui alcançar mais Ouros para o seu medalheiro, Paulo Vítor -60 kg e Diogo Côrte -73 kg sagraram-se Campeões Nacionais de Síndrome de Down alcançado assim o lugar mais alto do pódio deste que foi o primeiro campeonato nacional para pessoas portadoras de deficiência realizado pela Federação Portuguesa de Judo, que neste segundo ano de mandato da direção encabeçada pelo Presidente Jorge Fernandes de Coimbra, conseguiu dar a possibilidade destas pessoas alcançarem um lugar e visibilidade no panorama do Judo nacional.






Para além dos dois campeões nacionais, sagrou-se ainda na mesma competição como Vice Campeão Nacional Rui Gamas -60 Kg. António Jorge e Miguel Lourenço ambos a participar na categoria de -81 kg alcançaram respetivamente a medalha de bonze no 3º lugar do pódio.



Os atletas da Escola de Judo Ana Hormigo e da APPACDM de Castelo Branco estiveram irrepreensíveis, realizando uma competição cheia de carácter, empenho e dedicação, deixando uma excelente réplica do Judo Adaptado que se pratica e promove na nossa região.

Destaque e reconhecimento para a APPACDM de Castelo Branco, que ano após ano tem dado um imenso e grandioso contributo a este projeto do Judo Adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo.

José Duarte 7º no Campeonato Nacional de Seniores 2018

José Duarte classificou-se num honroso e brilhante 7º lugar no Campeonato Nacional de Seniores 2018, realizado no passado dia 10 de novembro em Odivelas.



O atleta alcainense a competir na categoria de peso +100 Kg realizou um excelente início de competição ao sair vitorioso do seu primeiro combate pela pontuação máxima (Ippon) fruto de uma ação de Shime Waza (estrangulamento). No combate seguinte, não consegui ultrapassar e sair vitorioso do confronto com o atleta Diogo Silva campeão nacional em título, sendo relegado para as repescagens, aí voltou a não ser feliz apesar do esforço e dedicação demonstrados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adriana Torres em Berlim na Taça da Europa e Estágio Internacional de Juniores

A judoca Adriana Torres competiu no passado sábado, ao serviço da Seleção Nacional Júnior, na Taça da Europa que se realizou na Alemanha. Esta competição para Sub 21, decorreu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Berlim, com a participação de 288 atletas de 29 países.  A albicastrense integrou a seleção júnior da Federação Portuguesa de Judo que apenas convocou 3 raparigas e 8 rapazes.  A judoca de Castelo Branco entrou em ação logo no sábado, dia 29 de julho, frente à inglesa Olivia Delahunty na fase das eliminatórias. Apesar de já conhecer esta adversária do Campeonato da Europa do ano passado, acabou por ceder e não conseguir seguir em frente na competição. De salientar que Adriana Torres, 1º ano dos 3 anos do escalão júnior, já garantiu os mínimos de participação no Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Haia (Holanda) em setembro e no Campeonato do Mundo de Juniores que vai decorrer em Lisboa, em outubro.   A atleta ficou, até dia 2 de agosto, em Berlim

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Adriana Torres convocada para o Campeonato do Mundo Juniores

A judoca albicastrense Adriana Torres da Escola de Judo Ana Hormigo, foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para integrar a equipa que irá participar no Campeonato do Mundo de Juniores (sub 21) 2023 que se realizará em Ovidelas de 4 a 8 de outubro. Adriana Torres, primeiro ano do escalão júnior, entrará em ação, no Campeonato do Mundo Júnior, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, esta 5ª Feira dia 5 de outubro, por volta das 10 horas da manhã. Apesar de não ter sido selecionada para o Campeonato das Europa de Juniores que se realizou o mês passado, foi agora selecionada para o Campeonato do Mundo Júnior em Portugal, na sua categoria de peso -63 kg. A judoca de Castelo Branco, vice-campeã nacional de juniores 2023, mereceu a confiança do selecionador nacional após ter obtido a medalha de prata na Super Copa de Espanha Júnior Memorial Ojeda, em Las Palmas, que se realizou em Espanha, no passado dia 23 de setembro. A atleta conhecerá o sorteio e a adversária que encontrará,