Avançar para o conteúdo principal

Escola de Judo Ana Hormigo em Grande no Sabugal e Sérgio Mendes no Campeonato do Mundo de Cegos e Baixa Visão em Odivelas


Escola de Judo Ana Hormigo em Grande no Sabugal


A Escola de Judo Ana Hormigo deslocou-se no passado dia 17 de novembro ao Sabugal para a convite da Associação de Modalidades Desportivas Amadoras do Sabugal, participar no XV Torneio do Sabugal 2018, competição dos escalões de formação de benjamins a infantis dos 6 aos 12 anos de idade e ainda de Judo Adaptado.
Uma comitiva de 52 atletas, 7 árbitros, 4 treinadores e ainda muitos pais, encarregados de educação, familiares e amigos viajaram até terras da beira alta demonstrando a grande equipa que a instituição albicastrense liderada pela ex-atleta olímpica Ana Hormigo tem dentro e fora dos tatamis, a saber jovens atletas incansáveis, dedicados e empenhados, árbitros de qualidade e respetiva equipa técnica, mas acima de tudo um grupo muito forte e unido de encarregados de educação, familiares e amigos, sempre presentes e afeiçoados a esta modalidade.
No torneio infantil onde o lema é “Um Pódio Para Todos”, os judoquinhas de Castelo Branco, Alcains e São Vicente da Beira, não quiseram deitar nada a perder, demonstrando e apresentando dentro dos tatamis, combates e lutas de grande qualidade técnica, onde nem sempre a vitória sorriu, mas onde a boa disposição e alegria sempre imperaram e reinaram sendo mais fortes que tudo o resto.
O Judo Adaptado, continua a ser acarinhado por todos e começa a marcar definitivamente o seu lugar no panorama nacional, com cada vez mais atividades e competições organizadas de forma inclusiva para pessoas portadoras de deficiência.
Assim, participaram com o grandioso apoio da APPACDM de Castelo Branco vários atletas apoiados pelo projeto Incluir, Igualar e Aperfeiçoar Judo para Todos! Apoiado pelo IPDJ através do PNDT 2018.







Sérgio Mendes no Campeonato do Mundo de Cegos e Baixa Visão


Sérgio Mendes atleta da Escola de Judo Ana Hormigo, foi aposta da Federação Portuguesa de Judo sendo convocado e fazendo parte da comitiva lusa que participou entre os dias 16, 17 e 18 de novembro no Campeonato do Mundo de Cegos e Baixa Visão que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Esta competição mundial, a primeira contar para o ranking de qualificação para os Jogos Paralímpicos Tokyo 2020, foi organizada pela IBSA com o apoio da Federação Internacional de Judo e ainda da Federação Portuguesa de Judo.
Nesta edição da competição foi batido o recorde de participantes e também o recorde de número de países que estiveram representados, assim competiram em Odivelas durante três dias 267 judocas, 172 masculinos e 95 femininos divididos pelas várias categorias de peso.
O atleta albicastrense que se sagrou recentemente campeão nacional na categoria de -60 Kg B1 não foi além do primeiro combate, sendo derrotado na fase de eliminatórias pelo atleta mongol B3 e não conseguindo assim ser repescado.
Sérgio Mendes irá continuar junto da equipa nacional a participar no estágio internacional que irá decorrer entre os dias 19, 20 e 21 de novembro e que conta com cerca de 130 atletas de todo o mundo e é lecionado e orientado pelo bi campeão olímpico Ki-Young Jeon da Coreia do Sul. O atleta beirão começa desde já a preparar os seus próximos compromissos, nomeadamente o campeonato da europa que se irá realizar na cidade de Génova em Itália em meados de julho.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adriana Torres em Berlim na Taça da Europa e Estágio Internacional de Juniores

A judoca Adriana Torres competiu no passado sábado, ao serviço da Seleção Nacional Júnior, na Taça da Europa que se realizou na Alemanha. Esta competição para Sub 21, decorreu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Berlim, com a participação de 288 atletas de 29 países.  A albicastrense integrou a seleção júnior da Federação Portuguesa de Judo que apenas convocou 3 raparigas e 8 rapazes.  A judoca de Castelo Branco entrou em ação logo no sábado, dia 29 de julho, frente à inglesa Olivia Delahunty na fase das eliminatórias. Apesar de já conhecer esta adversária do Campeonato da Europa do ano passado, acabou por ceder e não conseguir seguir em frente na competição. De salientar que Adriana Torres, 1º ano dos 3 anos do escalão júnior, já garantiu os mínimos de participação no Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Haia (Holanda) em setembro e no Campeonato do Mundo de Juniores que vai decorrer em Lisboa, em outubro.   A atleta ficou, até dia 2 de agosto, em Berlim

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Adriana Torres convocada para o Campeonato do Mundo Juniores

A judoca albicastrense Adriana Torres da Escola de Judo Ana Hormigo, foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para integrar a equipa que irá participar no Campeonato do Mundo de Juniores (sub 21) 2023 que se realizará em Ovidelas de 4 a 8 de outubro. Adriana Torres, primeiro ano do escalão júnior, entrará em ação, no Campeonato do Mundo Júnior, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, esta 5ª Feira dia 5 de outubro, por volta das 10 horas da manhã. Apesar de não ter sido selecionada para o Campeonato das Europa de Juniores que se realizou o mês passado, foi agora selecionada para o Campeonato do Mundo Júnior em Portugal, na sua categoria de peso -63 kg. A judoca de Castelo Branco, vice-campeã nacional de juniores 2023, mereceu a confiança do selecionador nacional após ter obtido a medalha de prata na Super Copa de Espanha Júnior Memorial Ojeda, em Las Palmas, que se realizou em Espanha, no passado dia 23 de setembro. A atleta conhecerá o sorteio e a adversária que encontrará,