Avançar para o conteúdo principal

Escola de Judo Ana Hormigo em Grande no Sabugal e Sérgio Mendes no Campeonato do Mundo de Cegos e Baixa Visão em Odivelas


Escola de Judo Ana Hormigo em Grande no Sabugal


A Escola de Judo Ana Hormigo deslocou-se no passado dia 17 de novembro ao Sabugal para a convite da Associação de Modalidades Desportivas Amadoras do Sabugal, participar no XV Torneio do Sabugal 2018, competição dos escalões de formação de benjamins a infantis dos 6 aos 12 anos de idade e ainda de Judo Adaptado.
Uma comitiva de 52 atletas, 7 árbitros, 4 treinadores e ainda muitos pais, encarregados de educação, familiares e amigos viajaram até terras da beira alta demonstrando a grande equipa que a instituição albicastrense liderada pela ex-atleta olímpica Ana Hormigo tem dentro e fora dos tatamis, a saber jovens atletas incansáveis, dedicados e empenhados, árbitros de qualidade e respetiva equipa técnica, mas acima de tudo um grupo muito forte e unido de encarregados de educação, familiares e amigos, sempre presentes e afeiçoados a esta modalidade.
No torneio infantil onde o lema é “Um Pódio Para Todos”, os judoquinhas de Castelo Branco, Alcains e São Vicente da Beira, não quiseram deitar nada a perder, demonstrando e apresentando dentro dos tatamis, combates e lutas de grande qualidade técnica, onde nem sempre a vitória sorriu, mas onde a boa disposição e alegria sempre imperaram e reinaram sendo mais fortes que tudo o resto.
O Judo Adaptado, continua a ser acarinhado por todos e começa a marcar definitivamente o seu lugar no panorama nacional, com cada vez mais atividades e competições organizadas de forma inclusiva para pessoas portadoras de deficiência.
Assim, participaram com o grandioso apoio da APPACDM de Castelo Branco vários atletas apoiados pelo projeto Incluir, Igualar e Aperfeiçoar Judo para Todos! Apoiado pelo IPDJ através do PNDT 2018.







Sérgio Mendes no Campeonato do Mundo de Cegos e Baixa Visão


Sérgio Mendes atleta da Escola de Judo Ana Hormigo, foi aposta da Federação Portuguesa de Judo sendo convocado e fazendo parte da comitiva lusa que participou entre os dias 16, 17 e 18 de novembro no Campeonato do Mundo de Cegos e Baixa Visão que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Esta competição mundial, a primeira contar para o ranking de qualificação para os Jogos Paralímpicos Tokyo 2020, foi organizada pela IBSA com o apoio da Federação Internacional de Judo e ainda da Federação Portuguesa de Judo.
Nesta edição da competição foi batido o recorde de participantes e também o recorde de número de países que estiveram representados, assim competiram em Odivelas durante três dias 267 judocas, 172 masculinos e 95 femininos divididos pelas várias categorias de peso.
O atleta albicastrense que se sagrou recentemente campeão nacional na categoria de -60 Kg B1 não foi além do primeiro combate, sendo derrotado na fase de eliminatórias pelo atleta mongol B3 e não conseguindo assim ser repescado.
Sérgio Mendes irá continuar junto da equipa nacional a participar no estágio internacional que irá decorrer entre os dias 19, 20 e 21 de novembro e que conta com cerca de 130 atletas de todo o mundo e é lecionado e orientado pelo bi campeão olímpico Ki-Young Jeon da Coreia do Sul. O atleta beirão começa desde já a preparar os seus próximos compromissos, nomeadamente o campeonato da europa que se irá realizar na cidade de Génova em Itália em meados de julho.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Open de Juvenis - Dia do Judo da Freguesia de Castelo Branco

 No dia 2 de junho de manhã, decorreu no Pavilhão Municipal de Castelo Branco, o Open de Juvenis (sub 15) comemorativo do Dia do Judo da Freguesia de Castelo Branco. Estiveram presentes vários clubes de Portugal e Espanha, contando com um competição com cerca de 70 atletas de 10 clubes. Da Escola de Judo Ana Hormigo, participaram 4 atletas acompanhados pelo treinador André Hormigo.  Alexandre Silva na categoria - 38 kg classificou-se em 2º lugar, cedendo apenas num combate. Na mesma categoria participou ainda Rodrigo Ribeiro que se classificou em 3º lugar. Giovana Aznar na Categoria - 63 kg alcançou a medalha de bronze, saindo em 2º lugar da sua poule para encontrar uma atleta de Espanha na meia-final. Na Categoria - 55 kg competiu Rodrigo Dias, alcançando também a medalha de bronze. As medalhas foram entregues por José Bernardino, Tesoureiro da Junta de Freguesia de Castelo Branco.

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Parceria entre Escola de Judo Ana Hormigo e Cruz Vermelha de Castelo Branco promove Ação de Primeiros Socorros

  No domingo, 12 de maio, a Escola de Judo Ana Hormigo em parceria com a Cruz Vermelha, Delegação de Castelo Branco, promoveu uma ação de formação dedicada às Noções Básicas de Primeiros Socorros.           A ação decorreu durante todo o dia com a participação de 18 atletas e treinadores provenientes de Castelo Branco, Coimbra e Tomar.           O formador Paulo Roque, responsável por esta ação teórica e prática, proporcionou uma experiência enriquecedora, promovendo boas práticas na prestação de auxílio às vítimas, ensinando conteúdos básicos de primeiros socorros essenciais em diversos casos de acidente.           A iniciativa enquadrada no plano de atividades da Escola de Judo Ana Hormigo, visou essencialmente capacitar os formandos a agir rapidamente perante situações adversas. Esta ação foi ainda ao encontro da responsabilidade social do clube e dos valores de solidariedade da Cruz Vermelha, recolhendo, por parte de todos os formandos, bens alimentares que serão distribuíd