Avançar para o conteúdo principal

Escola de Judo Ana Hormigo em Grande no Sabugal e Sérgio Mendes no Campeonato do Mundo de Cegos e Baixa Visão em Odivelas


Escola de Judo Ana Hormigo em Grande no Sabugal


A Escola de Judo Ana Hormigo deslocou-se no passado dia 17 de novembro ao Sabugal para a convite da Associação de Modalidades Desportivas Amadoras do Sabugal, participar no XV Torneio do Sabugal 2018, competição dos escalões de formação de benjamins a infantis dos 6 aos 12 anos de idade e ainda de Judo Adaptado.
Uma comitiva de 52 atletas, 7 árbitros, 4 treinadores e ainda muitos pais, encarregados de educação, familiares e amigos viajaram até terras da beira alta demonstrando a grande equipa que a instituição albicastrense liderada pela ex-atleta olímpica Ana Hormigo tem dentro e fora dos tatamis, a saber jovens atletas incansáveis, dedicados e empenhados, árbitros de qualidade e respetiva equipa técnica, mas acima de tudo um grupo muito forte e unido de encarregados de educação, familiares e amigos, sempre presentes e afeiçoados a esta modalidade.
No torneio infantil onde o lema é “Um Pódio Para Todos”, os judoquinhas de Castelo Branco, Alcains e São Vicente da Beira, não quiseram deitar nada a perder, demonstrando e apresentando dentro dos tatamis, combates e lutas de grande qualidade técnica, onde nem sempre a vitória sorriu, mas onde a boa disposição e alegria sempre imperaram e reinaram sendo mais fortes que tudo o resto.
O Judo Adaptado, continua a ser acarinhado por todos e começa a marcar definitivamente o seu lugar no panorama nacional, com cada vez mais atividades e competições organizadas de forma inclusiva para pessoas portadoras de deficiência.
Assim, participaram com o grandioso apoio da APPACDM de Castelo Branco vários atletas apoiados pelo projeto Incluir, Igualar e Aperfeiçoar Judo para Todos! Apoiado pelo IPDJ através do PNDT 2018.







Sérgio Mendes no Campeonato do Mundo de Cegos e Baixa Visão


Sérgio Mendes atleta da Escola de Judo Ana Hormigo, foi aposta da Federação Portuguesa de Judo sendo convocado e fazendo parte da comitiva lusa que participou entre os dias 16, 17 e 18 de novembro no Campeonato do Mundo de Cegos e Baixa Visão que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Esta competição mundial, a primeira contar para o ranking de qualificação para os Jogos Paralímpicos Tokyo 2020, foi organizada pela IBSA com o apoio da Federação Internacional de Judo e ainda da Federação Portuguesa de Judo.
Nesta edição da competição foi batido o recorde de participantes e também o recorde de número de países que estiveram representados, assim competiram em Odivelas durante três dias 267 judocas, 172 masculinos e 95 femininos divididos pelas várias categorias de peso.
O atleta albicastrense que se sagrou recentemente campeão nacional na categoria de -60 Kg B1 não foi além do primeiro combate, sendo derrotado na fase de eliminatórias pelo atleta mongol B3 e não conseguindo assim ser repescado.
Sérgio Mendes irá continuar junto da equipa nacional a participar no estágio internacional que irá decorrer entre os dias 19, 20 e 21 de novembro e que conta com cerca de 130 atletas de todo o mundo e é lecionado e orientado pelo bi campeão olímpico Ki-Young Jeon da Coreia do Sul. O atleta beirão começa desde já a preparar os seus próximos compromissos, nomeadamente o campeonato da europa que se irá realizar na cidade de Génova em Itália em meados de julho.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Denisa Grecu é Vice-Campeã Nacional Sub 23 e João Dias é bronze

Decorreu no Pavilhão Desportivo do Colégio Imaculada Conceição em Cernache, Coimbra o Campeonato Nacional Sub 23, no passado dia 16 de abril. A judoca Denisa Grecu, 17 anos, sagrou-se Vice-Campeã Nacional na categoria -52 kg, categoria acima da habitual (-48 kg). Da sua poule saiu em primeiro lugar, vencendo as adversárias de da Escola de Judo de Coimbra e do Judo Force do Porto. Nas meias-finais passou diretamente para a final dado que a adversária da Academia de Judo de Faro ter sido anteriormente desclassificada. Na final, frente à adversária do Sporting Clube de Portugal, acabou por sofrer pontuação, alcançando a medalha de prata. João Filipe Dias, atual campeão nacional júnior (sub21) era um dos fortes candidatos ao ouro. Venceu na primeira ronda o atleta do Sporting Clube de Portugal, na segunda ronda venceu o atleta do Judo Clube Caminha, chegando à meias-finais. Na meia-final, o judoca albicastrense foi derrotado pelo atleta de Lisboa do Clube Atlético Alta de Lisboa. No bronze

João Dias e João Alves em Málaga no European Cup

João Dias e João Alves, judocas de Castelo Branco, participaram na Taça da Europa de Juniores em Málaga, agendado para os dias 21 e 22 de maio 2022. Os dois albicastrenses competiram ambos na categoria -81 kg numa categoria com 34 atletas de diversos países. João Alves venceu na primeira ronda o espanhol Alejandro Rivilla pela pontuação máxima, após o atleta adversário ter sido sancionado três vezes. No combate seguinte cedeu frente  ao Japonês Kaito Amano já perto do final do combate com um estrangulamento. No combate das repescagens frente ao ucraniano Vsevolod Klymov, João Alves esteve empatado até ao final, acabando por levar o terceiro castigo de falso ataque que o retirou da competição.  João Dias na primeira ronda enfrentou o espanhol IvanUdovichenko com quem disputou um excelente combate mas viria a ceder após um contra-ataque. Apesar de se apresentar em melhores condições e estar por cima no combate, João Dias não conseguiu passar para a fase seguinte e também não ser repescad

Caminhada e Sardinhada em dia animado

  No dia 21 de maio realizámos a nossa Caminhada e Sardinha AEJAH na Taberna Seca, nas instalações da Associação de Paintball de Castelo Branco - Relâmpagos. O encontro realizou-se pelas dez horas da manhã e deu-se início à caminhada dos participantes pela Taberna Seca e espaço envolvente. Depois de terminado o passeio com a família judoca, foram organizadas equipas para se proceder aos jogos de Paintball dinamizados pela associação parceira Relâmpagos.  Os jogos em equipa prosseguiram após o almoço convívio, onde não pôde faltar a bifana e a sardinha assada. Num dia cheio de animação onde se promoveu a atividade física e o lazer, todos os participantes desfrutaram de jogos e atividades ao ar livre. A confraternização sempre fez parte das nossas atividades onde se pretende envolver a família e os amigos dos nossos judocas, passando um dia agradável, animado e divertido.