Avançar para o conteúdo principal

Escola de Judo Ana Hormigo em Grande no Sabugal e Sérgio Mendes no Campeonato do Mundo de Cegos e Baixa Visão em Odivelas


Escola de Judo Ana Hormigo em Grande no Sabugal


A Escola de Judo Ana Hormigo deslocou-se no passado dia 17 de novembro ao Sabugal para a convite da Associação de Modalidades Desportivas Amadoras do Sabugal, participar no XV Torneio do Sabugal 2018, competição dos escalões de formação de benjamins a infantis dos 6 aos 12 anos de idade e ainda de Judo Adaptado.
Uma comitiva de 52 atletas, 7 árbitros, 4 treinadores e ainda muitos pais, encarregados de educação, familiares e amigos viajaram até terras da beira alta demonstrando a grande equipa que a instituição albicastrense liderada pela ex-atleta olímpica Ana Hormigo tem dentro e fora dos tatamis, a saber jovens atletas incansáveis, dedicados e empenhados, árbitros de qualidade e respetiva equipa técnica, mas acima de tudo um grupo muito forte e unido de encarregados de educação, familiares e amigos, sempre presentes e afeiçoados a esta modalidade.
No torneio infantil onde o lema é “Um Pódio Para Todos”, os judoquinhas de Castelo Branco, Alcains e São Vicente da Beira, não quiseram deitar nada a perder, demonstrando e apresentando dentro dos tatamis, combates e lutas de grande qualidade técnica, onde nem sempre a vitória sorriu, mas onde a boa disposição e alegria sempre imperaram e reinaram sendo mais fortes que tudo o resto.
O Judo Adaptado, continua a ser acarinhado por todos e começa a marcar definitivamente o seu lugar no panorama nacional, com cada vez mais atividades e competições organizadas de forma inclusiva para pessoas portadoras de deficiência.
Assim, participaram com o grandioso apoio da APPACDM de Castelo Branco vários atletas apoiados pelo projeto Incluir, Igualar e Aperfeiçoar Judo para Todos! Apoiado pelo IPDJ através do PNDT 2018.







Sérgio Mendes no Campeonato do Mundo de Cegos e Baixa Visão


Sérgio Mendes atleta da Escola de Judo Ana Hormigo, foi aposta da Federação Portuguesa de Judo sendo convocado e fazendo parte da comitiva lusa que participou entre os dias 16, 17 e 18 de novembro no Campeonato do Mundo de Cegos e Baixa Visão que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Esta competição mundial, a primeira contar para o ranking de qualificação para os Jogos Paralímpicos Tokyo 2020, foi organizada pela IBSA com o apoio da Federação Internacional de Judo e ainda da Federação Portuguesa de Judo.
Nesta edição da competição foi batido o recorde de participantes e também o recorde de número de países que estiveram representados, assim competiram em Odivelas durante três dias 267 judocas, 172 masculinos e 95 femininos divididos pelas várias categorias de peso.
O atleta albicastrense que se sagrou recentemente campeão nacional na categoria de -60 Kg B1 não foi além do primeiro combate, sendo derrotado na fase de eliminatórias pelo atleta mongol B3 e não conseguindo assim ser repescado.
Sérgio Mendes irá continuar junto da equipa nacional a participar no estágio internacional que irá decorrer entre os dias 19, 20 e 21 de novembro e que conta com cerca de 130 atletas de todo o mundo e é lecionado e orientado pelo bi campeão olímpico Ki-Young Jeon da Coreia do Sul. O atleta beirão começa desde já a preparar os seus próximos compromissos, nomeadamente o campeonato da europa que se irá realizar na cidade de Génova em Itália em meados de julho.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

João Dias e João Alves em Málaga no European Cup

João Dias e João Alves, judocas de Castelo Branco, participaram na Taça da Europa de Juniores em Málaga, agendado para os dias 21 e 22 de maio 2022. Os dois albicastrenses competiram ambos na categoria -81 kg numa categoria com 34 atletas de diversos países. João Alves venceu na primeira ronda o espanhol Alejandro Rivilla pela pontuação máxima, após o atleta adversário ter sido sancionado três vezes. No combate seguinte cedeu frente  ao Japonês Kaito Amano já perto do final do combate com um estrangulamento. No combate das repescagens frente ao ucraniano Vsevolod Klymov, João Alves esteve empatado até ao final, acabando por levar o terceiro castigo de falso ataque que o retirou da competição.  João Dias na primeira ronda enfrentou o espanhol IvanUdovichenko com quem disputou um excelente combate mas viria a ceder após um contra-ataque. Apesar de se apresentar em melhores condições e estar por cima no combate, João Dias não conseguiu passar para a fase seguinte e também não ser repescad

VI Torneio e Convívio de Judo “Final de Aulas” 2014 com 1000 participantes

  Este ano o VI Torneio e Convívio de Judo “Final de Aulas” 2014, organizado todos os anos pela Escola de Judo Ana Hormigo realizou-se na Pista de Patinagem no centro cívico da cidade de Castelo Branco. Estas duas atividades do calendário desportivo   (torneio e convívio) envolveram cerca de 1000 participantes durante todo o Domingo dia 8 de junho, contando com a presença e participação de judocas da Escola de Judo Ana Hormigo, judocas de clubes convidados, familiares e amigos dos atletas, e diversos voluntários. No início da atividade o Presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia marcou a sua presença, e felicitou a iniciativa. Às 10:30 horas deu-se início ao Torneio Final de Aulas destinado aos judocas dos 6 aos 12 anos de idade.. Este ano assinalaram presença 7 clubes: Escola de Judo Ana Hormigo;   Sporting Clube do Sabugal; Escola de Judo Coimbra; Clube de Judo de Torres Novas; Associação Desportiva Clube de Judo de Portalegre; Sporting Clube de Tomar e Associ

Matilde e Adriana, dois bronzes na Taça da Europa de Cadetes

Abel Louro e Matilde Gonçalves Abel Louro e Adriana Torres Decorreu nos dias 27 e 28 de maio no Colégio Imaculada Conceição em Cernache, a Taça da Europa de Cadetes com a presença de 299 atletas representantes de 23 países de 4 continentes. As atletas da Escola de Judo Ana Hormigo, Matilde Gonçalves na categoria -44 kg e Adriana Torres - 63 kg contribuíram, brilhantemente, com duas medalhas de bronze nas respetivas categorias de peso para o medalheiro de Portugal que somou no total 9 medalhas. Matilde Gonçalves foi a primeira a entrar em ação no sábado, dia 27, saindo no sorteio frente à atleta do Canadá, Angelina McCristall. Num combate com clara vantagem para a alcainense, Matilde viria a vencer pela pontuação máxima e a garantir um lugar na meia-final. No acesso à final Matilde defrontou a Italiana, Rebecca Valeriani, primeira cabeça de série e oitava do ranking mundial. Matilde acabou por ser derrotada pela acumulação de 3 castigos, sendo remetida para a disputa do bronze no bloco