Avançar para o conteúdo principal

Ana Hormigo distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal








O Comité Olímpico de Portugal (COP) assinalou no dia 11 de março, o Dia Internacional da Mulher, com a distinção de onze treinadoras possuidoras de currículo desportivo de referência.
Os critérios que estiveram na base da distinção foram o mérito desportivo no alto rendimento; pioneirismo em modalidades predominantemente dominadas por homens; em modalidades que, pela sua natureza e história, têm uma maior incidência de elementos do sexo feminino; o facto de serem treinadoras de diferentes gerações; e treinadoras dentro do movimento olímpico e não olímpico; com destaque no trabalho realizado ao nível dos escalões de formação.
A Albicastrense Ana Hormigo, foi uma das 11 treinadoras distinguidas juntamente com nomes de referência de outras modalidades.
Treinadora de judo desde 1999, olímpica em 2008 onde alcançou o 7º lugar e a medalha de bronze no Campeonato da Europa de seniores, é licenciada em Desporto e Atividade Física pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco, sendo também mestranda em Treino Desportivo – Alto Rendimento na Universidade Lusófona.
Desde 2017 integra a equipa técnica nacional da Federação Portuguesa de Judo, estando ao seu encargo a Equipa feminina sénior e Sub 23.
No distrito de Castelo Branco tem o maior clube de judo com 400 atletas que representam a Escola de Judo Ana Hormigo. Com uma equipa técnica de excelência tem trazido para o distrito títulos nacionais e internacionais, títulos europeus de Síndrome de Down e mais recentemente um ouro e um bronze no Jogos Mundiais Special Olympics.
Na cerimónia estiveram presentes o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e o Presidente do Comité Olímpico de Portugal.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Open de Juvenis - Dia do Judo da Freguesia de Castelo Branco

 No dia 2 de junho de manhã, decorreu no Pavilhão Municipal de Castelo Branco, o Open de Juvenis (sub 15) comemorativo do Dia do Judo da Freguesia de Castelo Branco. Estiveram presentes vários clubes de Portugal e Espanha, contando com um competição com cerca de 70 atletas de 10 clubes. Da Escola de Judo Ana Hormigo, participaram 4 atletas acompanhados pelo treinador André Hormigo.  Alexandre Silva na categoria - 38 kg classificou-se em 2º lugar, cedendo apenas num combate. Na mesma categoria participou ainda Rodrigo Ribeiro que se classificou em 3º lugar. Giovana Aznar na Categoria - 63 kg alcançou a medalha de bronze, saindo em 2º lugar da sua poule para encontrar uma atleta de Espanha na meia-final. Na Categoria - 55 kg competiu Rodrigo Dias, alcançando também a medalha de bronze. As medalhas foram entregues por José Bernardino, Tesoureiro da Junta de Freguesia de Castelo Branco.

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Parceria entre Escola de Judo Ana Hormigo e Cruz Vermelha de Castelo Branco promove Ação de Primeiros Socorros

  No domingo, 12 de maio, a Escola de Judo Ana Hormigo em parceria com a Cruz Vermelha, Delegação de Castelo Branco, promoveu uma ação de formação dedicada às Noções Básicas de Primeiros Socorros.           A ação decorreu durante todo o dia com a participação de 18 atletas e treinadores provenientes de Castelo Branco, Coimbra e Tomar.           O formador Paulo Roque, responsável por esta ação teórica e prática, proporcionou uma experiência enriquecedora, promovendo boas práticas na prestação de auxílio às vítimas, ensinando conteúdos básicos de primeiros socorros essenciais em diversos casos de acidente.           A iniciativa enquadrada no plano de atividades da Escola de Judo Ana Hormigo, visou essencialmente capacitar os formandos a agir rapidamente perante situações adversas. Esta ação foi ainda ao encontro da responsabilidade social do clube e dos valores de solidariedade da Cruz Vermelha, recolhendo, por parte de todos os formandos, bens alimentares que serão distribuíd