Avançar para o conteúdo principal

Escola de Judo Ana Hormigo arrecada 13 medalhas nos Opens de Coimbra


As Equipas de Cadetes (sub 18) e de Juvenis (sub 15) da Escola de Judo Ana Hormigo abriram o ano 2017 da melhor maneira, conquistando nesta 1ª jornada, 13 medalhas nos Opens de Coimbra que decorreram em Vila Nova de Poiares no passado dia 15 de Janeiro.
Da parte da manhã decorreu o Open de Juniores (sub 21) onde a equipa cadete demonstrou estar à altura para disputar medalhas com atletas do escalão superior.
Francisca Ferro Jorge, 1º ano do escalão cadete, esteve em grande destaque ao conquistar a medalha de bronze na categoria -48 kg. A judoca albicastrense conseguiu  vencer 3 dos 4 combates disputados na sua poule, cedendo apenas frente à campeã nacional de cadetes 2016. Francisca Ferro Jorge, campeã nacional juvenil 2016, disputou cada combate de forma irrepreensível, terminado a prova empatada com outras duas atletas. A decisão final traiu Francisca no critério de desempate, o qual define vencedora a atleta mais leve.
Bruno Pires nos -81 kg e André Gonçalves nos -66kg tiveram uma boa prestação ao conquistarem o honroso 5º lugar. Os dois atletas venceram dois combates cada um, perderam ambos nas meias-finais e, apesar de estarem a vencer o combate de atribuição da medalha de bronze, saíram vencidos dos respetivos combates.
Ana Catarina Moura (-57 kg) venceu um combate na sua poule mas não foi suficiente para chegar à meia-final, João Gregório (-60 kg) e Marco Afonso (-73 kg) cederam no primeiro combate.

 
Da parte da tarde decorreu o Open de Juvenis para os judocas de 13 e 14 anos de idade onde conquistaram 5 medalhas de ouro, 3 de prata e 4 de bronze com a participação de 17 jovens judocas.
Triunfaram nas suas categorias de peso Bárbara Carriço (-36 kg) à melhor de 3 encontros com uma única adversária, Bruno Gonçalves na categoria -42 kg (4 vitórias), Afonso Folgado na categoria -46 kg (3 vitórias), João Dias na categoria -66kg (3 vitórias) e Manuel Salvado na categoria -73 kg (4 vitórias). Todos eles chegaram ao 1º lugar com grande atitude e determinação.
Subiram ao 2º lugar Denisa Grecu na categoria – 40 kg (3 vitórias), Maria Inês Rosário nos -44kg (3 vitórias) e Alberto Gomes nos -66 kg (2 vitórias), todos cedendo apenas um combate nesta jornada.
Em 3º lugar ficaram Ângela Carriço nos -40 kg (1 vitória), Beatriz Riscado nos -57 kg, Pedro Domingues nos -50 kg (1 vitória) e Rodrigo Santos nos -73 kg (2 vitórias).
Em 5º lugar ficou João Pedro Alves (2 vitórias e  2 derrotas) nos -60 kg, 7º lugar João Pedro Nunes nos -46 kg, 9º lugar Alexandre Boyko e Miguel Raposo nos -42 kg e ainda Leandro Serra nos -42 kg (Não Classificado).
A equipa técnica constituída por Abel Louro e Ricardo Louro mostrou-se bastante satisfeita com os seus pupilos, salientando o facto desta prova servir de preparação para os cadetes que brevemente disputarão o Campeonato Zonal em janeiro e de seguida o Campeonato Nacional no início de fevereiro. O objetivo para os juvenis, principalmente aos que se estreiam neste escalão, foi introduzi-los num contexto competitivo diferente do que estão habituados até aqui, dando-lhes maior diversidade de combates e consequentemente maior competitividade. O judoca João Serrasqueiro esteve integrado na equipa de arbitragem destes dois Opens organizados pela Associação Distrital de judo de Coimbra.

1º Lugar - Bárbara Carriço
1º Lugar - Afonso Folgado
 
1º Lugar - Bruno Gonçalves
 

2º Lugar - Denise Grecu e 3º Lugar - Ângela Carriço

2º Lugar - Maria Inês Rosário 
 
3º Lugar - Beatriz Riscado

 



 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adriana Torres em Berlim na Taça da Europa e Estágio Internacional de Juniores

A judoca Adriana Torres competiu no passado sábado, ao serviço da Seleção Nacional Júnior, na Taça da Europa que se realizou na Alemanha. Esta competição para Sub 21, decorreu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Berlim, com a participação de 288 atletas de 29 países.  A albicastrense integrou a seleção júnior da Federação Portuguesa de Judo que apenas convocou 3 raparigas e 8 rapazes.  A judoca de Castelo Branco entrou em ação logo no sábado, dia 29 de julho, frente à inglesa Olivia Delahunty na fase das eliminatórias. Apesar de já conhecer esta adversária do Campeonato da Europa do ano passado, acabou por ceder e não conseguir seguir em frente na competição. De salientar que Adriana Torres, 1º ano dos 3 anos do escalão júnior, já garantiu os mínimos de participação no Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Haia (Holanda) em setembro e no Campeonato do Mundo de Juniores que vai decorrer em Lisboa, em outubro.   A atleta ficou, até dia 2 de agosto, em Berlim

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Adriana Torres convocada para o Campeonato do Mundo Juniores

A judoca albicastrense Adriana Torres da Escola de Judo Ana Hormigo, foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para integrar a equipa que irá participar no Campeonato do Mundo de Juniores (sub 21) 2023 que se realizará em Ovidelas de 4 a 8 de outubro. Adriana Torres, primeiro ano do escalão júnior, entrará em ação, no Campeonato do Mundo Júnior, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, esta 5ª Feira dia 5 de outubro, por volta das 10 horas da manhã. Apesar de não ter sido selecionada para o Campeonato das Europa de Juniores que se realizou o mês passado, foi agora selecionada para o Campeonato do Mundo Júnior em Portugal, na sua categoria de peso -63 kg. A judoca de Castelo Branco, vice-campeã nacional de juniores 2023, mereceu a confiança do selecionador nacional após ter obtido a medalha de prata na Super Copa de Espanha Júnior Memorial Ojeda, em Las Palmas, que se realizou em Espanha, no passado dia 23 de setembro. A atleta conhecerá o sorteio e a adversária que encontrará,