Avançar para o conteúdo principal

Maria Inês Rosário é Campeã Nacional, João Dias, Adriana Torres, Denisa Grecu são Vice-Campeões Nacionais e Matilde Gonçalves é Bronze

O Judo do distrito de Castelo Branco está a viver os melhores resultados de sempre e a Escola de Judo Ana Hormigo está a afirmar-se no panorama nacional. Este sábado decorreu em Cernache, Coimbra, o Campeonato Nacional de Juniores (Sub 21) com a presença de 196 atletas de todo o país.

Maria Inês Rosário (-57 kg) sagrou-se Campeã Nacional Júnior na categoria -57 kg depois de vencer todos os combates frente a atletas da Académica, de Faro, do Pragal e por fim, na final, vencer a medalha de ouro frente à atleta do Sport Algés e Dafundo.

Denisa Grecu na categoria -48kg, Adriana Torres nos -63 kg e João Dias nos -81 kg estiveram também em destaque ao alcançar as respetivas finais.

A alcainense Denisa Grecu de 17 anos, que no fim-de-semana passado venceu a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Cadetes (sub18), venceu desta vez a atleta da Académica, a atleta do Beira-Mar, cedendo apenas na Final frente a atleta do Sport Algés e Dafundo.

Adriana Torres, com apenas 16 anos e já Tetra campeã nacional (2 títulos nos cadetes ou sub 18 e 2 títulos nos juvenis ou sub 15), venceu as atletas do Clube de Judo da Ribeira Grande, da Alta de Lisboa, do Sport Lisboa e Benfica na meia-final, cedendo na Final frente à atleta do Sporting Clube de Portugal. Somou assim a sua primeira medalha nos juniores e o título de Vice-Campeã Nacional na categoria -63 kg.

O albicastrense João Dias a estrear-se nos juniores e na nova categoria de peso -81 kg, sagrou-se também vice-campeão nacional ao vencer os atletas da Escola de Judo de Coimbra, da Academia de Judo de Faro e do Sporting Clube de Portugal na Meia-Final. Na Final, cedeu para o atleta do Porto, num combate em que esteve em vantagem até ao último minuto de combate.

Matilde Gonçalves, campeã nacional de cadetes na categoria -44 kg também fez uma competição brilhante ao vencer a medalha de bronze na categoria superior (-48 kg). Dado não existir a sua categoria de peso nos juniores, Matilde subiu e conquistou o terceiro lugar do pódio.

Ainda obtivemos mais dois lugares honrosos, 7º lugar com João Alves, recente campeão nacional de cadetes na categoria -81 kg e 9º lugar com Ana Catarina Moura na categoria -57 kg. João Alves venceu dois combates, frente aos adversários da Académica e Sporting Clube de Portugal e cedeu em dois, frente a dois adversários do Judo Clube de Portimão e Sporting Clube de Portugal. Ana Catarina cedeu frente à atleta do Pragal, nas repescagens venceu a atleta do 4Judo de Aveiro e cedeu para a atleta da Universidade Lusófona.

Ângela Carriço, atual campeã nacional de cadetes (sub 18) na categoria -52 kg, competiu nos juniores na categoria – 57 kg, não conseguindo ultrapassar a atleta de do Judo Clube de Viana do Castelo.

A equipa técnica mostrou-se satisfeita com os seus pupilos, a maioria do escalão inferior, mostrando que Castelo Branco é uma referência no Judo Nacional. Mesmo conquistando a 4ª posição do Medalheiro Geral, a Escola de Judo Ana Hormigo foi o clube que conseguiu estar presente em 4 Finais e uma disputa de bronze. Abel Louro e José Duarte foram os treinadores que acompanharam os atletas e o árbitro João Guerra esteve na Comissão de Arbitragem.



Maria Inês Rosário Campeã Nacional de juniores - 57 kg



João Filipe Dias  - Campeão Nacional de juniores -81 kg
(1º da esquerda)


Adriana Torres - Vice Campeã Nacional de Juniores -63kg
(1ª da esquerda)


Denisa Grecu - Vice-Campeã Nacional de Juniores -48 kg (1ª da esquerda)
Matilde Gonçalves  - Medalha  de Bronze (1ª da direita)




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adriana Torres em Berlim na Taça da Europa e Estágio Internacional de Juniores

A judoca Adriana Torres competiu no passado sábado, ao serviço da Seleção Nacional Júnior, na Taça da Europa que se realizou na Alemanha. Esta competição para Sub 21, decorreu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Berlim, com a participação de 288 atletas de 29 países.  A albicastrense integrou a seleção júnior da Federação Portuguesa de Judo que apenas convocou 3 raparigas e 8 rapazes.  A judoca de Castelo Branco entrou em ação logo no sábado, dia 29 de julho, frente à inglesa Olivia Delahunty na fase das eliminatórias. Apesar de já conhecer esta adversária do Campeonato da Europa do ano passado, acabou por ceder e não conseguir seguir em frente na competição. De salientar que Adriana Torres, 1º ano dos 3 anos do escalão júnior, já garantiu os mínimos de participação no Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Haia (Holanda) em setembro e no Campeonato do Mundo de Juniores que vai decorrer em Lisboa, em outubro.   A atleta ficou, até dia 2 de agosto, em Berlim

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Adriana Torres convocada para o Campeonato do Mundo Juniores

A judoca albicastrense Adriana Torres da Escola de Judo Ana Hormigo, foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para integrar a equipa que irá participar no Campeonato do Mundo de Juniores (sub 21) 2023 que se realizará em Ovidelas de 4 a 8 de outubro. Adriana Torres, primeiro ano do escalão júnior, entrará em ação, no Campeonato do Mundo Júnior, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, esta 5ª Feira dia 5 de outubro, por volta das 10 horas da manhã. Apesar de não ter sido selecionada para o Campeonato das Europa de Juniores que se realizou o mês passado, foi agora selecionada para o Campeonato do Mundo Júnior em Portugal, na sua categoria de peso -63 kg. A judoca de Castelo Branco, vice-campeã nacional de juniores 2023, mereceu a confiança do selecionador nacional após ter obtido a medalha de prata na Super Copa de Espanha Júnior Memorial Ojeda, em Las Palmas, que se realizou em Espanha, no passado dia 23 de setembro. A atleta conhecerá o sorteio e a adversária que encontrará,