Avançar para o conteúdo principal

Matilde e Adriana, dois bronzes na Taça da Europa de Cadetes

Abel Louro e Matilde Gonçalves


Abel Louro e Adriana Torres

Decorreu nos dias 27 e 28 de maio no Colégio Imaculada Conceição em Cernache, a Taça da Europa de Cadetes com a presença de 299 atletas representantes de 23 países de 4 continentes.

As atletas da Escola de Judo Ana Hormigo, Matilde Gonçalves na categoria -44 kg e Adriana Torres - 63 kg contribuíram, brilhantemente, com duas medalhas de bronze nas respetivas categorias de peso para o medalheiro de Portugal que somou no total 9 medalhas.

Matilde Gonçalves foi a primeira a entrar em ação no sábado, dia 27, saindo no sorteio frente à atleta do Canadá, Angelina McCristall. Num combate com clara vantagem para a alcainense, Matilde viria a vencer pela pontuação máxima e a garantir um lugar na meia-final. No acesso à final Matilde defrontou a Italiana, Rebecca Valeriani, primeira cabeça de série e oitava do ranking mundial. Matilde acabou por ser derrotada pela acumulação de 3 castigos, sendo remetida para a disputa do bronze no bloco de finais. Matilde tornou a encontrar uma italiana, Giusy Amalfitano, pontuando ippon (pontuação máxima) em apenas 30 segundos do início do combate.

No domingo foi a vez de Adriana Torres numa categoria que beneficiou ser terceira cabeça-de-série na competição. No primeiro combate a albicastrense venceu a Finlandesa Jenna Kuosmanen por wazari e na ronda 2 a espanhola Beatriz Morillas por ippon. Na meia-final defrontou a Italiana Serena Maddaloni a quem já tinha ganho no Campeonato da Europa do ano passado, mas viria a ceder por estrangulamento. No combate de disputa da medalha de bronze, Adriana venceu outra italiana, Alisia Tombolini pela pontuação máxima (ippon).

Esta competição do circuito mundial de cadetes ou sub 18 foi a última Taça da Europa antes do Campeonato da Europa a realizar no próximo mês de junho. Matilde alcança assim os mínimos para o Europeu, enquanto que Adriana reforça a sua posição, somando já nesta época 2 medalhas, uma de prata (Taça da Europa de Bucareste, Roménia) e uma de bronze em Portugal.

Abel Louro foi o treinador que acompanhou as jovens atletas, mostrando-se feliz pelos resultados alcançados mas acredita que ambas poderão fazer muito mais no futuro.

As jovens ficam até 6ª Feira dia 3 de junho em Coimbra para estagiar com as equipas estrangeiras e começar a preparar o Campeonato da Europa. 

Adriana Torres (2ª da direita no pódio)

Matilde Gonçalves (1ª da direita no pódio)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Denisa Grecu é Vice-Campeã Nacional Sub 23 e João Dias é bronze

Decorreu no Pavilhão Desportivo do Colégio Imaculada Conceição em Cernache, Coimbra o Campeonato Nacional Sub 23, no passado dia 16 de abril. A judoca Denisa Grecu, 17 anos, sagrou-se Vice-Campeã Nacional na categoria -52 kg, categoria acima da habitual (-48 kg). Da sua poule saiu em primeiro lugar, vencendo as adversárias de da Escola de Judo de Coimbra e do Judo Force do Porto. Nas meias-finais passou diretamente para a final dado que a adversária da Academia de Judo de Faro ter sido anteriormente desclassificada. Na final, frente à adversária do Sporting Clube de Portugal, acabou por sofrer pontuação, alcançando a medalha de prata. João Filipe Dias, atual campeão nacional júnior (sub21) era um dos fortes candidatos ao ouro. Venceu na primeira ronda o atleta do Sporting Clube de Portugal, na segunda ronda venceu o atleta do Judo Clube Caminha, chegando à meias-finais. Na meia-final, o judoca albicastrense foi derrotado pelo atleta de Lisboa do Clube Atlético Alta de Lisboa. No bronze

João Dias e João Alves em Málaga no European Cup

João Dias e João Alves, judocas de Castelo Branco, participaram na Taça da Europa de Juniores em Málaga, agendado para os dias 21 e 22 de maio 2022. Os dois albicastrenses competiram ambos na categoria -81 kg numa categoria com 34 atletas de diversos países. João Alves venceu na primeira ronda o espanhol Alejandro Rivilla pela pontuação máxima, após o atleta adversário ter sido sancionado três vezes. No combate seguinte cedeu frente  ao Japonês Kaito Amano já perto do final do combate com um estrangulamento. No combate das repescagens frente ao ucraniano Vsevolod Klymov, João Alves esteve empatado até ao final, acabando por levar o terceiro castigo de falso ataque que o retirou da competição.  João Dias na primeira ronda enfrentou o espanhol IvanUdovichenko com quem disputou um excelente combate mas viria a ceder após um contra-ataque. Apesar de se apresentar em melhores condições e estar por cima no combate, João Dias não conseguiu passar para a fase seguinte e também não ser repescad

Caminhada e Sardinhada em dia animado

  No dia 21 de maio realizámos a nossa Caminhada e Sardinha AEJAH na Taberna Seca, nas instalações da Associação de Paintball de Castelo Branco - Relâmpagos. O encontro realizou-se pelas dez horas da manhã e deu-se início à caminhada dos participantes pela Taberna Seca e espaço envolvente. Depois de terminado o passeio com a família judoca, foram organizadas equipas para se proceder aos jogos de Paintball dinamizados pela associação parceira Relâmpagos.  Os jogos em equipa prosseguiram após o almoço convívio, onde não pôde faltar a bifana e a sardinha assada. Num dia cheio de animação onde se promoveu a atividade física e o lazer, todos os participantes desfrutaram de jogos e atividades ao ar livre. A confraternização sempre fez parte das nossas atividades onde se pretende envolver a família e os amigos dos nossos judocas, passando um dia agradável, animado e divertido.