Avançar para o conteúdo principal

Ouro, prata e 2 bronzes para a Escola de Judo Ana Hormigo








A Escola de Judo Ana Hormigo amealhou mais 4 medalhas nacionais ao seu currículo desportivo, com a participação de 17 atletas, nos campeonatos nacionais que decorreram nos dias 23 e 24 de novembro no pavilhão desportivo de Odivelas. No sábado decorreu o Campeonato Nacional de seniores individual e no domingo decorreram os Campeonatos Nacionais Absolutos, Campeonato Nacional de Veteranos e o Campeonato Nacional de equipas de cadetes.

A primeira medalha foi alcançada por Ricardo Louro na categoria -100kg no Campeonato Nacional de seniores logo no primeiro dia de competição, ao subir ao pódio para receber  a medalha de bronze. Após ter vencido dois dos três combates realizados na sua poule, o albicastrense saiu para a meia-final para defrontar o atleta do Judo Clube do Porto. Nessa fase, Ricardo mostrou-se sempre superior, no entanto no final do combate cedeu por uma distração que o afastou da final e o remeteu para o 3º lugar.

Nesta prova ainda participaram os juniores Luís Filipe Marques e João Serrasqueiro (-60kg), Sílvio Monteiro (-66 kg) e  José Paulo Duarte (-90 kg) que não conseguiram passar a primeira ronda.

No dia seguinte, dia 24, a Escola de Judo participou no Campeonato Nacional Absolutos (sem categoria de peso) com a judoca Mariana Milheiro nos femininos e novamente Ricardo Louro nos masculinos. A judoca albicastrense cedeu apenas para a campeã nacional de +78 kg por uma vantagem mínima, arrecadando a medalha de prata e o título de vice-campeã nacional de absolutos. Ricardo Louro também só cedeu na meia-final frente ao campeão nacional de +100kg, conquistando a medalha de bronze (3º lugar) e a sua 6 medalha em campeonatos nacionais. É de salientar que esta prova é aberta a todos os atletas de todas as categorias de peso.

No mesmo dia decorreu o Campeonato Nacional de Veteranos (+30 anos) onde foi a vez do treinador Abel Louro conquistar a medalha de ouro e sagrar-se mais uma vez campeão nacional, sendo o seu terceiro título nacional na categoria -90 kg M1 (atletas dos 30 aos 35 anos), o atleta conseguiu levar de vencida os seus dois adversários pela pontuação de Yuko. Participou também neste campeonato de veteranos, Luís Neto também na categoria -90 Kg M6 (atletas dos 50 aos 55 anos), este não consegui classificação.

Os judocas cadetes (15 aos 17 anos) também entraram em ação no domingo no Campeonato nacional de equipas. Pela primeira vez a Escola de Judo Ana Hormigo participou com uma equipa feminina e outra masculina.

A equipa feminina constituída por Diana Vinheiras (-48 kg), Inês Ascenção (-52 kg) e Beatriz Milheiro (+63 kg) esteve em grande destaque ao vencer sempre 2 combates nos 2 encontros realizados, no entanto não conseguiram passar para as meias-finais pois apesar do empate no número de combates perderam pela desvantagem de número de pontos conquistados.

A equipa masculina constituída por Ihor Kucherha e David Santarém (-55 kg), Wilson Ferrero (-60 kg), Vítor Geirinhas (-66kg) e Horácio Carvalhinho (-73 kg) também apresentaram-se desfalcados na categoria (+73kg), no entanto ainda conseguiram disputar dois encontros e alcançar o 9º lugar da classificação geral.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adriana Torres em Berlim na Taça da Europa e Estágio Internacional de Juniores

A judoca Adriana Torres competiu no passado sábado, ao serviço da Seleção Nacional Júnior, na Taça da Europa que se realizou na Alemanha. Esta competição para Sub 21, decorreu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Berlim, com a participação de 288 atletas de 29 países.  A albicastrense integrou a seleção júnior da Federação Portuguesa de Judo que apenas convocou 3 raparigas e 8 rapazes.  A judoca de Castelo Branco entrou em ação logo no sábado, dia 29 de julho, frente à inglesa Olivia Delahunty na fase das eliminatórias. Apesar de já conhecer esta adversária do Campeonato da Europa do ano passado, acabou por ceder e não conseguir seguir em frente na competição. De salientar que Adriana Torres, 1º ano dos 3 anos do escalão júnior, já garantiu os mínimos de participação no Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Haia (Holanda) em setembro e no Campeonato do Mundo de Juniores que vai decorrer em Lisboa, em outubro.   A atleta ficou, até dia 2 de agosto, em Berlim

Judocas em Aveiro em Estágios da ANDDI

A equipa de judo adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo participou, no sábado, dia 27 de janeiro, no Estágio da Seleção Nacional JUDOWN e no Estágio técnico de Judo ANDDI, organizado pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual. Os Estágios decorreram em Aveiro, no Dojo da Secção de Judo do Beira-Mar, juntando cerca de 50 atletas de judo adaptado. Os atletas e alunos da APPACDM de Castelo Branco, Diogo Côrte e Cláudia Gaspar, foram chamados ao Estágio da Seleção Nacional JUDOWN destinado a atletas com Trissomia 21. Este estágio teve como principal objetivo a preparação para os Trissome Games, calendarizado para o próximo mês de Março, na Turquia. A restante equipa da Escola de Judo An aHormigo/APPACDM de Castelo Branco, constituída por Rafaela Louro, Carla Marujo, Isabel Lourenço e Maria Fernandes, foi acompanhada pelas treinadoras Sofia Côrte e Denisa Grecu, as quais estiveram responsáveis pelo aquecimento, e pelo retorno à calma dos treinos da manhã, e da t

Adriana Torres convocada para o Campeonato do Mundo Juniores

A judoca albicastrense Adriana Torres da Escola de Judo Ana Hormigo, foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para integrar a equipa que irá participar no Campeonato do Mundo de Juniores (sub 21) 2023 que se realizará em Ovidelas de 4 a 8 de outubro. Adriana Torres, primeiro ano do escalão júnior, entrará em ação, no Campeonato do Mundo Júnior, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, esta 5ª Feira dia 5 de outubro, por volta das 10 horas da manhã. Apesar de não ter sido selecionada para o Campeonato das Europa de Juniores que se realizou o mês passado, foi agora selecionada para o Campeonato do Mundo Júnior em Portugal, na sua categoria de peso -63 kg. A judoca de Castelo Branco, vice-campeã nacional de juniores 2023, mereceu a confiança do selecionador nacional após ter obtido a medalha de prata na Super Copa de Espanha Júnior Memorial Ojeda, em Las Palmas, que se realizou em Espanha, no passado dia 23 de setembro. A atleta conhecerá o sorteio e a adversária que encontrará,