Avançar para o conteúdo principal

Judoca Sérgio Mendes vence pela 4ª vez o título nacional paralímpico

Decorreu no sábado dia 11 de novembro o Campeonato Nacional de Judo Paralímpico 2023, juntamente com o Campeonato Nacional Sénior 2023 (11 e 12 de novembro).

Ambos eventos organizados pela Federação Portuguesa de Judo decorreram simultaneamente no Pavilhão Multiusos de Odivelas, demonstrando inclusão na modalidade.

Da Escola de Judo Ana Hormigo, Sérgio Mendes foi o único atleta a participar no Campeonato Nacional Paralímpico, direcionado para atletas cegos.

Sérgio Mendes competiu na categoria -66 kg, vencendo os dois combates que tinha pela frente, sagrando-se assim Campeão Nacional Paralímpico pela 4ª vez em cinco participações nacionais.

Este resultado vem reforçar a aposta da Escola de Judo Ana Hormigo no Judo para Todos, demonstrando que a modalidade é mais do que um desporto, é uma filosofia de vida.

O treinador José Duarte foi o treinador que acompanhou o atleta.




 

 

 

 

 

 

 

 

4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes no Campeonato Nacional de Judo Adaptado

 

Oito judocas de Judo Adaptado da Escola de Judo Ana Hormigo / APPACDM de Castelo Branco, realizaram o Campeonato Nacional de Judo Adaptado no dia 12 de novembro no Pavilhão Multiusos em Odivelas.

Esta competição para atletas com Síndrome Down (SD) e Deficiência Intelectual (DI), realizou-se em simultâneo com o 2º dia do Campeonato Nacional de Seniores destinado às categorias leves e com o Campeonato Nacional Absoluto (aberto a todas as categorias de peso).

Sagraram-se campeões nacionais de Judo Adaptado, os judocas Diogo Côrte -81kg SD, João Gil -66kg DI, Maria Fernandes -63kg DI e Rafaela Louro -78kg DI.

Cláudia Gaspar -57kg SD e Carla Marujo -63kg DI sagraram-se vice-campeãs nacionais nas suas categorias de peso e Adelina Abílio -78kg DI e Isabel Lourenço -78kg DI conquistaram as medalhas de bronze.

No Campeonato Nacional Sénior, na categoria leve – 66 kg participou André Hormigo que cedeu na eliminatória frente ao atleta do Sporting Clube de Portugal e na repescagem frente ao atleta do Pinhal Novo.

A treinadora Sofia Côrte esteve responsável pela equipa de Judo Adaptado, enquanto que José Duarte acompanhou a equipa sénior. O estagiário Tiago Manteigas esteve também presente a colaborar com as equipas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maria Inês Bernardino e Afonso Dias conquistam o 5º lugar no Campeonato de Apuramento das Seleções Nacionais Cadetes 2023

Os nossos judocas sub 18 participaram no fim-de-semana, 4 de fevereiro 2023, no tão aguardado Campeonato de Apuramento das Seleções Nacionais do seu escalão etário. A competição decorreu no Complexo Municipal dos Desportos da cidade de Almada, onde dias antes se tinha realizado o prestigiado Grand Prix de Portugal. A comitiva da Escola de Judo Ana Hormigo constituída por 4 atletas e 2 treinadores rumou até Almada para disputar o prova nacional mais aguardada para os Cadetes.  Afonso Dias, na categoria - 81 kg, e Maria Inês Bernardino, na categoria - 48 kg, estiveram em destaque tendo chegado aos combates de disputa da medalha de bronze das suas categorias, conquistando, no final, dois honrosos 5º lugares. Afonso iniciou a competição a vencer os dois primeiros combates frente aos atletas da Casa do Povo de Ronfe e Judo Clube Lisboa. Nos quartos-de-final, o judoca de Castelo Branco foi afastado pelo atleta do Judo Clube de Portimão e remetido para as repescagens. Nessa fase venceu o atle

Adriana Torres em Berlim na Taça da Europa e Estágio Internacional de Juniores

A judoca Adriana Torres competiu no passado sábado, ao serviço da Seleção Nacional Júnior, na Taça da Europa que se realizou na Alemanha. Esta competição para Sub 21, decorreu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Berlim, com a participação de 288 atletas de 29 países.  A albicastrense integrou a seleção júnior da Federação Portuguesa de Judo que apenas convocou 3 raparigas e 8 rapazes.  A judoca de Castelo Branco entrou em ação logo no sábado, dia 29 de julho, frente à inglesa Olivia Delahunty na fase das eliminatórias. Apesar de já conhecer esta adversária do Campeonato da Europa do ano passado, acabou por ceder e não conseguir seguir em frente na competição. De salientar que Adriana Torres, 1º ano dos 3 anos do escalão júnior, já garantiu os mínimos de participação no Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Haia (Holanda) em setembro e no Campeonato do Mundo de Juniores que vai decorrer em Lisboa, em outubro.   A atleta ficou, até dia 2 de agosto, em Berlim

2023 inicia em Alcains com o Open de Cadetes - Mestre António Morais

                                        Iniciámos 2023 com a participação no Open de Cadetes  - Mestre António Morais, organizado pela Associação Distrital de Judo de Castelo Branco que se realizou no Pavilhão Desportivo da Escola Secundário José Sanches e São Vicente da Beira, em Alcains, no domingo, dia 8 de janeiro. Esta competição para judocas entre 15 e 17 anos de idade homenageia o Mestre António Morais, um dos maiores impulsionadores do judo no Distrito de Castelo Branco. Da nossa Escola de Judo Ana Hormigo participaram 4 judocas, Maria Inês Bernardino (-48 kg), Ana Luísa Ramalhinho (+70 kg), Afonso Dias e Eduardo Sousa ambos na categoria -81 kg. Brilhantemente Maria Inês Bernardino conquistou a medalha de ouro na sua categoria de peso, derrotando pela pontuação máxima as adversárias do Sport Lisboa e Benfica, Clube Atlético Alta de Lisboa e Sporting Campomaiorense. Afonso Dias também dominou na categoria -81 kg ao conquistar o 1º lugar. Venceu na primeira ronda o atleta da Univ